quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Conta no Banco + GNIB

            Conta no Banco
Resolvemos contar como se abre a conta no banco e como se faz o visto (GNIB), pois os dois processos são interligados.
Primeiro você precisa abrir a conta em um banco Irlandês. Para isso, sua escola, no caso da nossa a Eden School, deve lhe entregar uma carta, junto com a carta você deve levar o papel do PPS, pois é preciso comprovar seu endereço no banco, e seu passaporte.
Chegando ao banco, no nosso caso o Bank of Ireland, você precisa ir no setor ‘Abertura de Contas’, na agência da O’Connel fica no primeiro piso à esquerda.  Então depois de três dias, você receberá uma senha e em cinco dias receberá seu cartão, além disso, você agendará com a funcionária o dia para realização do depósito dos EU 3.000,00 (geralmente três dias após a abertura da conta).
No dia do depósito, você pode ir direto no Caixa (segundo andar) com posse do número da sua conta (a funcionária que abre as contas já vai ter lhe informado o código da sua conta), chegando no caixa é como no Brasil, você receberá um comprovante do depósito.
Após a realização do depósito, você deve novamente falar com a funcionária do setor ‘Abertura de Contas’ e solicitar seu extrato e em três dias ele chegará por correio na sua casa!
Agora você deve estar pensando, quanta burocracia!!! Realmente,  o sistema bancário na Irlanda é muito ultrapassado e todo esse processo vai lhe tomar alguns dias, mas no final tudo dá certo!

GNIB
Após o recebimento do extrato informando que você possui EU 3.000,00 na sua conta, você precisa perdir para sua escola (ao menos na Eden) enviar uma carta a GARDA, então depois de mais três dias pegue seu passaporte, seu comprovante do seguro de saúde governamental (sua escola deve lhe entregar) e vá ao Departamento da Garda (fica na rua do Rio Liffey, próximo ao prédio da Heineken).
O processo é muito simples, estudantes são atendidos SOMENTE à partir das 9:00 da manhã, então não se afobe (no nosso caso chegamos lá às 7:00 e tivemos que esperar). Primeiro você precisa retirar uma senha, que se pega logo na entrada à esquerda, neste primeiro estágio você precisa mostrar sua documentação.
Depois é aguardar ser chamado, no guichê o funcionário vai pedir seus documentos e você vai precisar pagar uma taxa de EU 150,00 (somente pago com cartão), o último passo é aguardar um pouco mais para receber sua carteirinha do GNIB, e PRONTO, você já possui seu visto na Irlanda!
O processo parece difícil, mas não é, só é demorado, então não se apavore! Na GARDA, tire o tempo para fazer isso, pois pode demorar um pouquinho! Qualquer dúvida que tenha ficado, é só perguntar que estamos aí para ajudar!!!

12 comentários:

  1. Mas se eu tiver passaporte italiano eu preciso disso tudo?

    Favor responder...

    Obrigado...
    Vini

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Parabéns pelo blog e muito obrigado por ajudar, nós, futuros intercambistas!

    Gostaria que me tirassem uma dúvida: como é feito o saque desses €3000 para poder depositar no banco irlandês? Digo, se eu levar essa quantia no VTM (vi que vcs utilizaram o do Banco do Brasil) eu posso sacar toda a quantia no mesmo dia? Não existe um limite diário? Como vcs fizeram?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Além da dúvida do Rafael acima, gostaria de saber se a taxa dos 150 euros é tirada dos 3 mil euros ou é fora esse valor. Caso eu não tenha VTM devo levar o valor em espécie do Brasil? Ou em outro tipo de cartão que eu possa sacar, é isso?

    Abraços, Pedro M.

    ResponderExcluir
  4. Olá Vinicius,

    Infelizmente não temos informações sobre passaporte italiano.

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  5. Olá Rafael,

    Que bom que tu está gostando do blog e que estamos conseguindo ajudar!

    Sobre o saque, levamos parte em moeda, parte no VTM, aqui você precisa encontrar o caixa que seja possível realizar saques, o máximo que conseguimos retirar foi 790,00 Euros por dia, não temos certeza o valor máximo, então pode levar alguns dias para você ter o valor total!!

    Caso não tenha ficado claro ou você tenha mais alguma dúvida, nos escreva!!!

    Abraço,

    ResponderExcluir
  6. Olá Pedro,

    No nosso caso acreditamos que levar no VTM é uma boa alternativa, devido a segurança, porém se você quiser levar tudo em moeda, pode ser.

    Sobre os 150,00 euros, pode ser pago no cartão de crédito da sua conta no Brasil ou no cartão que você vai ganhar do Banco Irlandes.

    Acho que é melhor você levar um pouco mais de dinheiro, pois esses 3.000,00 vão ficar 'congelados' por um tempo é bom ter uma reserva durante esses dias.

    ResponderExcluir
  7. Pedro,

    Existe uma outra opção, que é o saque pelo Cartão de Crédito. Você pode se informar melhor sobre taxas no seu banco. Mas sei que é possível sacar do seu cartão de crédito e debitar do Brasil. O cartão MasterCard debita diretamente da conta. E o Visa fica usando o seu limite do crédito e é cobrado na próxima fatura. Também não sei o limite para saque diário. Mas aconselho a trazerem uns 3500 euros-> 2000 mil euros em espécie.

    Abraços

    Vini!

    ResponderExcluir
  8. Entendi! Vou me informar no banco. mas vc aconselha levar 2 mil em espécie e o restante no cartão para facilitar esse processo da abertuda de conta? Isso? Tipo para ñ demorar mais?

    Abraços,

    Pedro M.

    ResponderExcluir
  9. olá, td bom? vc poderia me dizer quantos dias durou todo esse processo? e tipo, vc falou que o dinheiro fica "congelado" eu não posso retirar todo esse dinheiro logo após conseguir o visto, n?

    obg

    ResponderExcluir
  10. Olá Carlos,
    Quando você deposita o dinheiro precisa aguardar até chegar o comprovante de depósito em sua casa, que leva alguns dias, daí você já pode trabalhar com sua conta bancária.
    Abraço,

    Ramon e Vivi

    ResponderExcluir
  11. vlw!! agora me diz uma coisa, qual é o melhor jeito de levar esse dinheiro pra irlanda... VTM? se for, o VTM tem limite de saque diário?

    obg

    ResponderExcluir
  12. Olá Carlos,
    Levamos VTM e não nos arrependemos! Tem limite sim, achamos que é aproximadamente 800,00 euros.
    Abraço,

    ResponderExcluir

Deixe o seu recado para nós