sexta-feira, 23 de março de 2012

Viajando de Trem na Europa

            Depois de duas semanas no Brasil, várias pessoas já vieram nos perguntar sobre como funciona a viagem de trem. Muitas pensam que pode ser confuso ou caro demais. Para tirar essas e outras dúvidas do pessoal, vamos agora explicar o mais detalhadamente possível como isso funciona.
            Primeira dica que nós podemos dar é: acesse o site http://www.eurail.com/home. Se fica mais fácil para você, selecione a opção "português", em seguida clique na aba Eurail Passes. A partir dai, você só precisa decidir quantos/quais países quer conhecer e quanto dinheiro quer investir.
            A Eurail oferece várias modalidades de passe (únicos, e pacotes para variados períodos de tempo). No nosso caso, optamos pelo Eurail Global Pass, que possíbilita viajar por 23 países da Europa no período de um mês. O valor deste passe é de 568 Euros ou 800 Dólares e com ele, fomos à 13 países.
            Utilizar o passe é muito símples e cômodo, já que não precisamos passar por filas de guichês nem se preocupar com gastos de passagem durante a viagem (já que a compra do passe é feita com certa antecedência), o que evita surpresas e possíveis preocupações. Mas deve-se tomar um cuidado, já que o Global Pass não dá garantia de acento no trem, você precisa estar atento, pois  em alguns trechos essa reserva se faz necessária (principalmente na alta temporada) e em outros é até obrigatória (como em trens noturnos ou de alta velocidade), mas não se preocupe, as informações sobre a reserva e os preços extras que devem ser pagos por ela, estão claramente especificados no verso mapa que acompanha a sua passagem. Esta reserva pode ser feita com antecedencia pela internet no site http://www.bahn.com ou um pouco antes do embarque, no mesmo local da compra de passagens na estação. O valor dificilmente ultrapassa 10,00 euros, a média é entre 3,00 e 4,00. Durante nosso um mês de viagem precisamos pagar reserva apenas duas vezes.
              Depois de decidir os lugares, os passes e comprar a passagem, é só esperar a viagem começar e se divertir! Além de muito confortável, a vigem de trem te proporciona uma vista integral de todas as cidades que passar e momentos inesquecíveis da sua viagem.
               Qualquer dúvida que tiverem sobre o assunto, é só entrar em contato conosco!



10 comentários:

  1. Parabéns pelo post!!!
    Teria uma dúvida o global pass ele pode ser utilizado entre as cidades do país, ou só de outro país para outro país?

    Matheus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus!
      Que bom que gostou!
      Com o Global Pass você pode sim viajar entre as cidades também! Inclusive nós fizemos isso vária vezes!
      Abraço!

      Excluir
  2. Fiquei com saudades das viagens de trem, são maravilhosas. Vocês também devem estar sentindo isso depois de tanto tempo na estrada. Beijos Dinda.

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia!!

    Sou do blog 321 Dublin, gostaria de saber se tem algum email para contato, queriamos fazer um entrevista para publicar no blog!!

    Muito Obrigado

    Matheus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus!
      Tudo bem?
      Desculpe a demora em responder. Estamos e dívida com o blog nesses últimos dias, mas vamos corrigir isso!
      Nossos e-mails são:
      vivianavolkart@yahoo.com.br ou ramon.bourscheidt@yahoo.com.br

      Aguardaremos seu contato!
      Abraço

      Excluir
  4. Ramon e Vivi,
    Foi muito bom acompanhar a viagem de vocês por esse mundão, muito legal mesmo juro que por algum espaço de tempo eu viajava junto a vocês de tão bem detalhados tais momentos.
    Este blog acabou se tornando uma espécie de diário ou até mesmo manual de viagem, pois estou indo para Irlanda em Janeiro de 2013 e também pretendo dar umas voltinhas pela Europa, estou naquela fase cruel de pesquisas e dúvidas. (tensão) rs
    O roteiro do mochilão que vocês fizeram foi simplesmente espetacular e eu gostaria muito de segui-lo não a finco, mas boa parte. Será que vocês poderiam me passar este roteiro de forma ordenada partindo de Dublin (Irlanda)?
    Obs.: Continuem postando, pois imagino que por tantos lugares vocês passaram e tanto tempo de grandes histórias, merecem ser compartilhados com aqueles que também pretendem curtir essa aventura, não os deixem apagar na memória.

    Abraços e Boa sorte! Pedro Henrique.

    pdro_hsa@hotmail.com
    pdro.hsa (skype)
    "caso queira entrar em contato"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Pedro!

      Muito bom ler seu comentário! É ótimo saber que fomos tão úteis para alguém e espero que tu sejas muito feliz na tua viagem, assim como nós fomos e que tu consigas conhecer todos os lugares que tens vontade. Mas preciso te avisar que voltar para o Brasil, não é fácil! heheh
      Vou te encaminhar o roteiro que seguimos por e-mail, nesse final de semana, pode ser? E te adicionaremos em nossos skypes, caso tenha dúvidas que queira tirar para a sua viagem!
      Tentaremo manter o blog ativo, mas no momento não tem sido fácil! Obrigado pelo incentivo!

      Abraço!

      Excluir
  5. Que nada só reportei em palavras o que me foi transmitido em diário de viagem.
    Quem bom! Me adicione pois vocês serão de certa forma meus "guias" rs
    Não esquecam de me adicionar e nem de mandar o roteiro sei que realmente terão diversas dicas.
    Voltar para o Brasil é dificil né? Escuto isso de muitas pessoas...

    Tente manter este blog vivo e o dia que vocês resolverem dar uma passadinha aqui pelo Rio de Janeiro ja tem a quem recorrer.

    Abraços! Pedro Henrique.

    ResponderExcluir
  6. Olá Viviana e Ramon;

    Antes de tudo, parabéns pelo Blog. Realmente viajamos com vocês na riqueza de cada detalhe... muito bom mesmo!
    Vou fazer intercambio partindo em janeiro de 2013 também Pedro, rsrs. Mas ainda estou na duvida se para o Canadá ou Irlanda. Foi assim que cheguei ao blog de vocês, que vejo estar ajudando muitas pessoas... Deve ter sido uma experiencia única mesmo!
    Bom, mas como disse, tenho algumas duvidas, principalmente em relação a emprego. Quanto tempo vcs demoraram para conseguir e que tipo de empregos são ofertados em sua maioria? Por qual agencia vocês foram? E a segurança? Fiquei intrigada com os bêbados e os brigões nas ruas rsrsr. Posso entrar em contato por email com voces? Um grande abraço aos dois! Sucesso!
    Cynthia (crgaia@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cyntiha!!
      Somos suspeitos em falar pois AMAMOS a Irlnda! Para nós foi maravilhoso!
      Emprego consegue-se relativamente rápido, no nosso segundo mês já tínhamos oportunidades de trabalhar, porém, não se pode esperar muito. Na maioria, os empregos são bem "pesados", na área da limpeza, principalmente em pubs, camareira em hotéis e, nos melhores casos, gorçons ou garçonetes.
      Dublin é um cidade bastante segura... existe algumas regiões um pouco violentas, mas dai basta evitá-las.
      Fomos pela agência Egali, muito boa na nossa opinião!
      Aqui no blog temos bastante informações sobre a agência e as melhores regiões para se morar... Fica avontade, pode usar e abusar do conteúdo dele! hehehe
      E é claro que pode nos mandar e-mails: ramonevivinairlanda@gmail.com
      Abraço!

      Excluir

Deixe o seu recado para nós