sexta-feira, 13 de abril de 2012

Readaptação

           Estamos em dívida com blog. Estávamos dispostos a atualizá-lo periodicamente, mesmo depois de voltar ao Brasil, mas não está fácil!
           É difícil para nós falarmos sobre Dublin e a Irlanda, assistirmos nossos vídeos, olharmos nossas fotos e ler as nossas histórias... Continuar escrevendo sobre tudo aquilo então, nem se fala... O lado bom do blog, é que toda a vez que o acessamos, podemos nos sentir pertinho das histórias que vivemos.
          Todos os blogs, sites e agências de intercâmbio, nos preparam para a ida, mas nunca para a volta. Já vi pessoas escreverem que se soubessem o quão difícil é a readaptação, jamais teriam ido morar fora, esse não é nosso caso, com certeza não concordamos com isso, mas estamos de acordo que é dureza! Claro que tem o lado impagável de rever a família e os amigos, sentir o sol forte e o sabor da comida de casa.
          Em novembro do ano passado, quando publicamos a entrevista do nosso amigo carioca Caio Martello aqui no blog, um amigo dele, o Marcus Motta, deixou uma mensagem linda nos comentários, falando sobre o que é intercâmbio e da dificuldade de se reacostumar com a vida de antes. Na época, adoramos a mensagem e agora, que estamos de volta, ela se tornou mais bonita ainda, então vamos repassá-la novamente aqui, acredito que seja uma mensagem muito válida a todos que querem viajar, já foram ou já voltaram.
Enjoy:
          "Uma experiência de intercâmbio é algo único. Recomendo a todas as pessoa que tiverem a oportunidade de meter as caras e ir em frente, não ficar com medo e não pensar nas coisas negativas porque o ganho que se tem é absurdo, tanto pessoal como profissional. Depois de fazer alguns intercâmbios o que eu posso dizer é que sua vida nunca mais será a mesma depois dessa experiência. Como já disse Albert Einstein uma vez "A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original", e ele estava certo quanto a isso.
           A única implicação negativa de um intercâmbio é o fato de você não conseguir mais se acostumar a viver só com uma única cultura. Se quando você estava no Brasil você estava feliz com tudo o que tinha, agora você pode ter a certeza que não será mais assim. O seu espírito aventureiro sempre estará a procura de novas e super interessantes experiências e voltar a rotina não é algo que você realmente irá querer. Muito bom nos primeiros meses de volta mas horrível nos meses que se seguirão. Acho que o que acaba por acontecer é você deixar de ser um cidadão do seu país natal e passar a ser um cidadão do mundo.
          Uma vez disse a uma amiga, um intercâmbio foi a melhor e a pior coisa que já fiz na minha vida, foi aonde tive os momentos de maior diversão e crescimento pessoal porém não consigo mais voltar a vida normal de rotina, mas é algo que eu acho que todo mundo deveria fazer. É muito fácil viver com algo que você não sabe como é e só imagina porém é muito difícil voltar a realidade quando você sabe o quão diferente a sua vida poderia ser.
" (Marcus Motta)





          "O mundo está nas mãos daqueles que tem a coragem de sonhar e de correr o risco de viver seus sonhos"


8 comentários:

  1. E que venha o próximo, então...

    ResponderExcluir
  2. Sem comentários,tudo é fácil e ao mesmo tempo difícil, depende como nos sentimos. bjos.Dinda

    ResponderExcluir
  3. Eu imagino como deve estar sendo a readaptação de vcs voltando depois dessa experiência gigantesca q tiveram conhecendo outras culturas, lugares, pessoas... mas com certeza tudo isso faz valer essa vivência q tiveram ainda mais! Linda essa mensagem q postaram tb! Um abração e sorte pra vcs aí no Brasil! Morgana Hoffmann

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana!
      Acompanhamos todos pelo facebook, nunca deixem de atualizar!!!
      Voltar é complicado, talvez teríamos ficado um pouco mais de tempo se soubessemos que é TÃO DIFÍCIL voltar!!!!!!!!
      Beijão!!!

      Excluir
  4. Ola Ramon e Vivi, é muito bom ir, mas ao partir fica uma sensação de saudade, angustia e medo ... e quando parece ter acostumado, eis que se acaba o intercambio e tens que voltar!! Mas ai sentirá saudades, medo e angustia novamente... mas com o tempo vc se acostumará novamente a viver aqui, mas nunca mais ficará comudo com uma situação, e sim saberás que em algum lugar será diferente, pode ser pra melhor ou pior!!!

    Mas conte a nós o que esta sendo difícil... arrumar emprego ou continuar a vida aqui??? Saudade da vida lá??? Assim vou me acostumando, rsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deise,
      A readaptação está sendo bem difícil, apesar de já termos voltado e no outro dia haver aula o mercado de trabalho brasileiro está complicadíssimo. A Vivi conseguiu um emprego, porém o Ramon está com problemas! Mas com força de vontade esperamos arranjar algo em breve!
      E com você, tudo bem? E os planos?
      Beijos

      Excluir
  5. Bom dia Ramon e Vivi,
    Encontrei o blog por acaso, uma grata surpresa. Eu e meu namorado moramos no interior de São Paulo e temos um sonho: passar uma temporada no exterior. Falamos inglês, mas queríamos aperfeiçoar o idioma e trabalhar. Gostaríamos de ir ainda este ano, e queria trocar informações sobre a experiência de vocês. É possível fazer a viagem sem a intermediação de uma agência? Qual o valor mínimo necessário? Como está o mercado de trabalho? E moradia, qual o custo de vida mensal? Vi que conheceram vários lugares, é muito caro viajar pela Europa? Tenho uma renda que poderei manter, por volta de 250 euros, pois sou jornalista e faço trabalhos pela internet. Bom, se puderem responder, fico grata! Abraços, Carla carla.valentim@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla,

      Enviamos um e-mail para você com as respostas!
      Abraços.

      Excluir

Deixe o seu recado para nós