quinta-feira, 6 de julho de 2017

Cusco, o "umbigo do mundo" - Korikancha, Catedral Basílica da Virgem da Assunção, Sacqsayhuamán, Q'enqo e Tambomachay

No nosso sétimo dia de viagem, demos continuidade na nossa aventura inca fazendo um city tour por Cusco, incluindo algumas ruínas incas.



Saímos de manhã, não tão cedo dessa vez, às 9h. E começamos por Korikancha, o templo do Sol. Korikancha é o símbolo da imposição hispânica sobre a cultura inca, já que, os espanhóis construíram o suntuoso Convento de Santo Domingo sobre o templo Inca. Hoje este local representa perfeitamente a fusão das duas culturas, pois, ao adentrar no convento, é possível ver perfeitamente as estruturas que constituíam os templos Incas, entre eles o Templo do Sol. De acordo com os guias, antes dos espanhóis, as construções eram inteiramente cobertas por ouro, inclusive, segundo o relato de cronistas da época, havia um jardim, todo ele decorado com esculturas em ouro. Era em Korikancha que os membros das tribos conquistadas iam fazer suas oferendas, dentro do templo era o local de oração das mais altas personalidades da época. As pedras polidas utilizadas para fazer as construções e os encaixes harmoniosos impressionam.

Entrada do Convento de Santo Domingo

Parte interna do convento, construída de forma que cobrisse os templos incas

Estrutura Original de um templo Inca. 

Estrutura original de um templo Inca

Jardim onde, de acordo com cronistas da época, era inteiramente coberto de ouro
De lá, fomos para a Praça das Armas de Cusco. Pelos Incas era conhecida como Huacaypata, lugar de encontro. Essa praça é o principal cartão postal da cidade, concentra duas grandes obras e diversos serviços para turistas, como restaurantes e casas de câmbio. Foi nessa praça que o colonizador espanhol Francisco Pizarro declarou a conquista de Cusco. As grandes obras construídas na praça são o Templo de La Compañia de Jusus e a Catedral Basílica da Virgem da Assunção, esta última, foi a que tivemos a oportunidade de conhecer o interior.

Praça das Armas
Catedral Basílica da Virgem da Assunção e Templo de La Compañia de Jusus




Templo de La Compañia de Jusus




A Catedral Basílica da Virgem da Assunção começou a ser construída pelos espanhóis em 1560 e ficou pronta 100 anos mais tarde. A parte principal da catedral foi edificada sobre o local onde estava o palácio do Inca Wiracocha, e foram utilizadas para sua construção as pedras encontradas na fortaleza de Sacqsayhuamán, local que conhecemos mais tarde.
A catedral possui 3 grandes ambientes, 11 capelas e inúmeras esculturas e pinturas, réplicas feitas por indígenas de obras espanholas e outras obras originais indígenas. Durante a visita é possível observar a evolução das obras a medida que o índios vão "ganhando liberdade" de colocar sua própria identidade nas obras. Infelizmente não é possível fotografar o interior da igreja.




Em seguida, fomos de van até o complexo arqueológico de Sacqsayhuamán, localizado 2km do centro de Cusco. Sacqsayhuamán foi construída para fins militares, em 1438, como um tipo de fortaleza para proteger a cidade de tribos invasoras. Hoje, podemos ver apenas 20% do que um dia foi Sacqsayhuamán, pois os espanhóis utilizaram as pedras que encontraram lá para construir casas e prédios em Cusco. Ainda assim, as pedras que restaram impressionam muito pelo tamanho e a forma inimaginável de como foram encaixadas umas nas outras.








Seguindo pelo complexo arqueológico de Cusco, fomos a Q'enqo, mais ou menos 4km de distância da cidade. Este lugar, imagina-se, era utilizado para ritos, por fora, tem formato semilunar, como um anfiteatro, que poderia ser utilizado altar ou tribunal, por exemplo. a parte interna é formada por galerias subterrâneas e, no centro, uma grande pedra lisa e muito gelada (devido a sua localização e posição) possivelmente utilizada como mesa mortuária onde os corpos eram embalsamados.









De Q'enqo fomos para  Tambomachay. Aproximadamente 5km de Cusco, Tambomachay era o templo de adoração à água, também conhecido como Banho do Inca, servia como local de descanso e refresco para os Incas durante suas jornadas. A água que sai pelas pequenas fontes de Tambomachay é direcionada para lá através de um complexo sistema de aquedutos que funciona até hoje.







Eram aproximadamente 14h quando encerramos nosso city tour. O guia nos deixou na Praça das Armas e, como ninguém é de ferro, fomos almoçar no KFC. Após o almoço, parte do nosso grupo optou em ir para o hotel descansar, enquanto isso, fomos dar mais algumas voltas por Cusco.

Aproveitamos para caminhar pelo centro com muita calma, aproveitando a energia maravilhosa que essa cidade passa. Meus amigos! Que lugar! Ao mesmo tempo em que tem turistas do mundo todo por todas as partes, ela conserva uma simplicidade e uma originalidade que faz a gente nunca mais querer ir embora de lá.

 














Entre nossas caminhadas aproveitamos para conhecer a pedra de 12 ângulos, 12 ângulos que encaixam-se perfeitamente com as outra pedras, simbolizando o máximo da perfeição arquitetônica Inca, por isso sua importância.


Também fomos até o Mercado São Pedro, uma espécie de mercado público que vende tudo, literalmente "junto e misturado" são souvenires, carnes, frutas, grão, pães.... expostos e vendidos em sua local. Não garantimos a higiene, mas com certeza é um lugar que vale conhecer, parece ser algo bem tradicional para os peruanos (não abre aos domingos).


Para finalizar a noite fomos Jantar na Praça das Armas, no Cava Mora Restobar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu recado para nós