Mostrando postagens com marcador Como Funciona. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Como Funciona. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 23 de março de 2012

Viajando de Trem na Europa

            Depois de duas semanas no Brasil, várias pessoas já vieram nos perguntar sobre como funciona a viagem de trem. Muitas pensam que pode ser confuso ou caro demais. Para tirar essas e outras dúvidas do pessoal, vamos agora explicar o mais detalhadamente possível como isso funciona.
            Primeira dica que nós podemos dar é: acesse o site http://www.eurail.com/home. Se fica mais fácil para você, selecione a opção "português", em seguida clique na aba Eurail Passes. A partir dai, você só precisa decidir quantos/quais países quer conhecer e quanto dinheiro quer investir.
            A Eurail oferece várias modalidades de passe (únicos, e pacotes para variados períodos de tempo). No nosso caso, optamos pelo Eurail Global Pass, que possíbilita viajar por 23 países da Europa no período de um mês. O valor deste passe é de 568 Euros ou 800 Dólares e com ele, fomos à 13 países.
            Utilizar o passe é muito símples e cômodo, já que não precisamos passar por filas de guichês nem se preocupar com gastos de passagem durante a viagem (já que a compra do passe é feita com certa antecedência), o que evita surpresas e possíveis preocupações. Mas deve-se tomar um cuidado, já que o Global Pass não dá garantia de acento no trem, você precisa estar atento, pois  em alguns trechos essa reserva se faz necessária (principalmente na alta temporada) e em outros é até obrigatória (como em trens noturnos ou de alta velocidade), mas não se preocupe, as informações sobre a reserva e os preços extras que devem ser pagos por ela, estão claramente especificados no verso mapa que acompanha a sua passagem. Esta reserva pode ser feita com antecedencia pela internet no site http://www.bahn.com ou um pouco antes do embarque, no mesmo local da compra de passagens na estação. O valor dificilmente ultrapassa 10,00 euros, a média é entre 3,00 e 4,00. Durante nosso um mês de viagem precisamos pagar reserva apenas duas vezes.
              Depois de decidir os lugares, os passes e comprar a passagem, é só esperar a viagem começar e se divertir! Além de muito confortável, a vigem de trem te proporciona uma vista integral de todas as cidades que passar e momentos inesquecíveis da sua viagem.
               Qualquer dúvida que tiverem sobre o assunto, é só entrar em contato conosco!



sexta-feira, 16 de março de 2012

Reservando hostel

        Em um mochilão para conhecer os pontos turísticos é necessário cuidar de uma série de elementos, a partir deste post vamos começar a descrever tudo que torna a viagem mais tranqüila.
        Antes do mochilão resolvemos reservar todos os hostels, foi um pouco trabalhoso, mas não temos dúvida que foi a melhor escolha. Procurar um lugar para ficar no meio da viagem pode se tornar algo muito complicado, e com mais tempo acreditamos que o processo de seleção pode ser mais criterioso.
        Todos os nossos Hostels foram reservados pelo Hostel World ou Hostelbookers, abaixo seguem os passos para a escolha da acomodação:

      Na primeira tela, é necessário marcar o país e a cidade que você irá visitar, o dia do check-in e quantas noitas ficará hospedado. Também tem a opção de colocar o texto em português.

   
         A próxima tela que aparecerá será com a lista de acomodações disponíveis. Desmarque o que você não tem interesse, no nosso caso, só ficando marcado hostel e o tipo de acomodação: Private (quarto privado) e Shared (quarto compartilhado). 
         Nesta tela também é preciso escolher a maneira que deseja que a lista de locais apareça para você. Marque 'Rating', que é a pontuação que o hostel recebeu por aqueles que já se hospedaram.


        Nós sempre procurávamos algo com índice maior que 80% de avaliação. Depois verificávamos outros pontos que para nós eram importantes.
        Quando se abre a tela de algum hostel, aparece uma série de elementos que formam avaliados, para nós LIMPEZA, SEGURANÇA e LOCALIZAÇÃO eram os pontos mais importantes. Se o hostel apresentava qualquer um destes itens muito abaixo não era escolhido, além disso no 'Overview' procurávamos saber se o local contava com locker (armário) no quarto e Wi-Fi.
        Como escolhemos viajar de trem, localização era o principal, sempre reservávamos algo perto da estação de trem, dependendo do horário de chegada e a quantidade de mochilas que tínhamos, caminhar pouco era muito bom!
       Outra dica é dar uma olhada no Ratings e Reviews, pois é neste campo que os mochileiros contam suas experiências no Hostel, e ficamos sabendo de coisas que não estava descrito pelo lugar em sua página de apresentação.
        Na mesma tela você também pode ver quantas pessoas já avaliaram o Hostel, para nós quanto mais pessoas avaliavam melhor era, assim já sabíamos que o local era bem frequentado por viajantes, tornando a avaliação mais precisa.

         
          O último passo é a reserva, na mesma tela há o quadro Make Booking, você marca quantas pessoas irão se hospedar (ao lado tem o preço por pessoa) coloca suas informações e em alguns segundos receberá um e-mail com a confirmação e o código da reserva.
        Quando se reserva é necessário pagar 10% do valor todos ao site.

       
         Optamos por mostrar como funciona no Hostelbookers, pois foi o site que mais utilizamos, porém o Hostel World é muito semelhante, então são praticamente os mesmos passos.

HOSTELBOOKERS: www.hostelbookers.com
HOSTEL WORLD: www.hostelworld.com

        No próximo post, estaremos escrevendo sobre as nossas reservas!!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Aproveitamento de roupas

Em Dublin há inúmeros pontos de reciclagem de materiais,  em vários lugares da cidade é possível ver contêiners, sendo que os mesmos são distinguidos por sua cor, há contêiners para vidro, plástico, alumínio, papel, porém um em especial chamou nossa atenção, aquele que serve para reciclagem de roupas.
Ao menos em nossas cidades, há inúmeras campanhas para recolhimento de roupas, porém aqui, com essa idéia, pode-se ter um aproveitamento durante o ano inteiro, cabe também a população distinguir o que pode ser reaproveitado.
Para que isso ocorra, pintado no contêiner há uma lista do que pode ser aproveitado e aquilo que não se deve depositar!
         Se a idéia ainda não virou realidade no Brasil, quem sabe poderíamos criar algo parecido, porém cabe a população ajudar, pois o medo é que o espaço poderia virar mais um lugar para lixo e não para sua finalidade.





segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ruas Limpas

             Quem está, ou já esteve, em Dublin sabe que as ruas e calçadas da cidade costumam ser mantidas limpas, principalmente na região central e perto dos pontos turístico. Mas, diferente do Brasil, aqui é muito raro ver pessoas varrendo, o mais comum (e é muito comum mesmo), é vermos este carrinho passando por todos os lados.


            Normalmente, só ele, já é mais que o suficiente, sem precisar de auxilio de vassouras. Sua eficiência é inegável, afinal, não deixa nem uma sujeirinha por onde passa. Com suas escovas enormes e articuladas, ele passa pelas calçadas e sarjetas levando tudo o que vê pela frente, inclusive você se, se não sair da frente o mais rápido possível.


             Brincadeiras à parte, Esta é mais uma idéia que talvez poderia ser aplicada no Brasil.


domingo, 6 de novembro de 2011

Anúncio: Vaga

Para nossa tristeza, nosso flatmate Vinicius estará retornando para o Brasil em breve, com isso estará liberando uma vaga no nosso apartamento.
Para quem estiver interessado, moramos em D8, próximo ao Phoenix Park e a estação do Luas Heuston. O quarto será dividido com outro brasileiro, moram somente 4 pessoas na casa. A residência dispões de TV a cabo, máquina de lavar, geladeira grande, garagem, sendo que a maioria dos equipamentos são novos.
O valor do aluguel é 250,00 euros mensais + conta de luz a cada 2 meses.
Quem estiver interessado pode ter maiores informações no site http://www.daft.ie/searchsharing.daft?id=654732 ou ligar para os números 0871172851 ou 0871157045.

Quarto que será liberado





quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Caixa de supermercado

              Aqui na Irlanda quando vamos ao mercado, na hora de pagarmos a conta temos duas opções: podemos ir diretamente na atendente ou optarmos pelo pagamento no ‘caixa eletrônico’, onde o consumidor faz todo o processo, passa as compras, coloca o dinheiro na máquina, recebe o troco.
                Segue o video do nosso flatmate mostrando como funciona tudo, será que no Brasil a idéia funcionaria?



quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Eleições para Presidente

Pouco gente sabe, acreditamos que até mesmo os Irlandeses, mas no dia 27 de Outubro haverá eleições para Presidente no país.
                Explicando um pouco como funciona a política no país, a Irlanda é uma democracia parlamentar, o poder legislativo é exercido pelo Parlamento, constituído pelo Presidente e duas câmaras: Câmara dos Deputados (166 membros) e Senado (60 membros), sendo que ainda há o Primeiro-Ministro (fonte: Wikipédia)
                De acordo com o Irlandeses que conversamos, o Presidente é uma figura sem muito poder, a maior parte das decisões cabem ao Primeiro-Ministro. A atual Presidente é a Sra. Mary McAleese, sendo ela  a segunda mulher da história a ser eleita, a primeira foi sua antecessora no poder, Sra. Mary Robinson que ficou no poder durante 7 anos.
                Aqui a política é bem diferente da Brasileira. O candidato eleito pode ficar no cargo durante 7 anos e ainda tem a opção de renová-los sem haver a obrigatoriedade de votação, ele somente precisa querer permanecer por mais 7 anos.
                A eleição tem somente 1 turno, aquele que vencer, independente do percentual é efetivado. Com 18 anos o cidadão Irlandês já PODE votar, sendo o voto não obrigatório. Outra curiosidade é que para se candidatar um dos requisitos é que o candidato seja maior de 35 anos.
                Nos últimos dias, começamos a notar banners publicitários nos postes de Dublin, foi só então que descobrimos que haverá eleição, então pedi para meu professor (Ramon), explicar o funcionamento de tudo.
                Ao todo 7 candidatos estão concorrendo a Presidência, são eles: Michael D, Sean Gallagher, Martin McGuinness, Mary Davis, Dana Rosemary Scallon, David Norris e Gay Mirchell.
                Ficamos surpresos pois no Brasil a publicidade é muito maior, aqui o banner custa 3,00 Euros e foi o único meio que vimos sendo utilizado, um dos candidados Sean Gallagher não quis fazer uso de banners, pois de acordo com sua idéia seria um desperdício de dinheiro, já que a economia do país vem com dificuldades. Meu professo comentou que os candidatos estão utilizando mídias sociais (Facebook, Twitter) para se promoverem.
                Outra curiosidade é que um dos candidados, o Sr. Martin McGuinness fez parte do IRA, sendo que esteve presente no domingo sangrento. McGuinness deixou o grupo em 1974 e começou a se dedicar a organizações que promovem paz.
                Ficamos sabendo que o candidato Michael D. é o líder nas pesquisas, mas não temos certeza absoluta, porém dia 28 de Outubro vamos informar quem foi o vencedor e com certeza explicar um pouco mais como ocorreu o processo.







domingo, 25 de setembro de 2011

Culture Night

Na última sexta-feira a noite de Dublin esteve fervendo, não por causa dos seus badalados pubs, mas sim pela programação da Culture Night!
Na Culture Night, a maioria dos pontos turísticos de Dublin esteve aberto gratuitamente ao público, começando às 17:00 e se estendendo até 22:00, ou seja, caminhamos muito entre estes horários.
No mesmo dia conhecemos a Maiara, mais uma brasileira se aventurando em terras Irlandesas, ela se juntou a nós e ao Roberto e começamos nossa programação. O primeiro ponto turístico que paramos foi a Guinness Storehouse, depois seguimos para a Christ Church, Dublin Castle e Trinity College (estaremos escrevendo sobre cada lugar em posts diferentes).
Ao fim da ‘jornada’ estávamos exaustos , mas a noite foi inesquecível, poder conhecer os principais pontos turísticos de Dublin de graça foi muito bom, sendo que a iniciativa é incrível, pois possibilita a todos se apronfundarem ainda mais na cultura e história do país.
Na volta pra casa, ainda fomos surpreendidos com um show de luzes que era realizado no ‘escritório’ da Culture Night, simplesmente encantador.
 
Guinness Storehouse

Christ Church
  
Dublin Castle


sábado, 10 de setembro de 2011

Meios de Transporte - LUAS e DART

Conhecer Dublin e arredores se tornou muito mais fácil para nós depois que descobrimos como funcionam os dois meios transportes mais utilizados por aqui, LUAS e DART.
O LUAS,  que começou a operar em 2004, é um tipo de trem que cruza a cidade de Dublin, conta com duas linhas: verde e vermelha, que juntas passam por 54 estações atendendo mais de 70.000 passageiros diariamente.
Nosso apartamento fica muito perto da linha vermelha - parada Heuston St, então quando precisamos pegar o LUAS pagamos 1,50 Euros e vamos até a para Abbey St, e estamos no meio do centro!

O Dublin Area Rapid Transit, mais conhecido como DART, é o trem que trafega pela costa da baía de Dublin, Greystones e Wicklow, sendo que parte deste trajeto Dublin – Dún Laoghaire foi a primeiro ferrovia da Irlanda.
Já utilizamos o DART duas vezes, a primeira para visitar Bray e em nosso último passeio à Malahide, os preços das passagens são bons e o trem é de ótima qualidade.
Então, caso você estiver visitando Dublin e queira conhecer um pouquinho mais dos arredores, LUAS e DART serão  ótimas ferramentas para tornar sua visita mais fácil!!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Emprego

Alguns de vocês que estão acompanhando nosso blog, podem estar se perguntando: Mas o que eles fazem além de estarem estudando? pois a resposta é: PROCURANDO EMPREGO.
A REALIDADE infelizmente não é boa, se alguém pensa em vir para a Irlanda, venha com dinheiro sobrando, porque senão, volta mais cedo para casa, o índice de desemprego no país aumentou neste mês, nos deixando um pouco mais preocupados.
No Brasil já tínhamos nossos currículos montados, mas quando chegamos aqui, recebemos algumas dicas e então atualizamos, nosso segundo passo foi visitar o FAS, que é um serviço oferecido aos trabalhadores e que pode ser comparado ao SINE do Brasil, onde você tem direito de  imprimir gratuitamente 10 currículos diários, há três FAS na cidade, o que possibilita a impressão de pelo menos 30 currículos por dia.
Com os currículos em mãos, saímos pelas ruas de Dublin Center, principalmente na região do Temple Bar para distribuir em lojas, restaurantes e hotéis que colocavam avisos de vagas.
Depois de passar por toda a região do Temple Bar (que levou algum tempo), começamos a sair do centro e distribuir nas redondezas, além disso, nos focamos bastante nos envios de currículos pela internet, nos sites do FASJobs.ie e Gumtree.
Essa rotina já dura cerca de três semanas, para outros que estão por aqui já dura alguns meses, realmente é o grande problema dos brasileiros, mas aqueles que já estão empregos dizem que ‘quem procura acha’, estamos acreditando nessa filosofia!
A Vivi também se inscrescreveu no site de Au Pair, onde está aguardando algum contato, ou seja, estamos utilizando todas as possibilidades, acredito que caminhamos cerca de 3 a 4 horas pro dia atrás de alguma oportunidade,  certo dia levantamos às 6:00 da manhã para ir a um Hotel antes da aula, pois poderíamos conversar diretamente com a gerente.
Outro ponto importante aqui é a persistência, em certos lugares estamos largando currículos repetidamente a cada dois dias, dizem que isso conta muito!
Mas vamos as boas notícias! A Vivi já recebeu algumas ligações (dizem que para mulher é mais fácil), então estamos na esperança que algo vai se concretizar, enquanto isso continuamos na busca pelo emprego.
Analisando todo o cenário, digo que é importante ter um bom calçado, uma boa lábia e muita persistência, porque às vezes dá vontade de desistir, mas o sonho EUROPA é mais forte e já estavamos preparados para passar por isso. Então, se quiserem nos encontrar em Dublin, procure-nos pelas ruas, pois estaremos correndo atrás da máquina.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Conta no Banco + GNIB

            Conta no Banco
Resolvemos contar como se abre a conta no banco e como se faz o visto (GNIB), pois os dois processos são interligados.
Primeiro você precisa abrir a conta em um banco Irlandês. Para isso, sua escola, no caso da nossa a Eden School, deve lhe entregar uma carta, junto com a carta você deve levar o papel do PPS, pois é preciso comprovar seu endereço no banco, e seu passaporte.
Chegando ao banco, no nosso caso o Bank of Ireland, você precisa ir no setor ‘Abertura de Contas’, na agência da O’Connel fica no primeiro piso à esquerda.  Então depois de três dias, você receberá uma senha e em cinco dias receberá seu cartão, além disso, você agendará com a funcionária o dia para realização do depósito dos EU 3.000,00 (geralmente três dias após a abertura da conta).
No dia do depósito, você pode ir direto no Caixa (segundo andar) com posse do número da sua conta (a funcionária que abre as contas já vai ter lhe informado o código da sua conta), chegando no caixa é como no Brasil, você receberá um comprovante do depósito.
Após a realização do depósito, você deve novamente falar com a funcionária do setor ‘Abertura de Contas’ e solicitar seu extrato e em três dias ele chegará por correio na sua casa!
Agora você deve estar pensando, quanta burocracia!!! Realmente,  o sistema bancário na Irlanda é muito ultrapassado e todo esse processo vai lhe tomar alguns dias, mas no final tudo dá certo!

GNIB
Após o recebimento do extrato informando que você possui EU 3.000,00 na sua conta, você precisa perdir para sua escola (ao menos na Eden) enviar uma carta a GARDA, então depois de mais três dias pegue seu passaporte, seu comprovante do seguro de saúde governamental (sua escola deve lhe entregar) e vá ao Departamento da Garda (fica na rua do Rio Liffey, próximo ao prédio da Heineken).
O processo é muito simples, estudantes são atendidos SOMENTE à partir das 9:00 da manhã, então não se afobe (no nosso caso chegamos lá às 7:00 e tivemos que esperar). Primeiro você precisa retirar uma senha, que se pega logo na entrada à esquerda, neste primeiro estágio você precisa mostrar sua documentação.
Depois é aguardar ser chamado, no guichê o funcionário vai pedir seus documentos e você vai precisar pagar uma taxa de EU 150,00 (somente pago com cartão), o último passo é aguardar um pouco mais para receber sua carteirinha do GNIB, e PRONTO, você já possui seu visto na Irlanda!
O processo parece difícil, mas não é, só é demorado, então não se apavore! Na GARDA, tire o tempo para fazer isso, pois pode demorar um pouquinho! Qualquer dúvida que tenha ficado, é só perguntar que estamos aí para ajudar!!!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Vodafone

            Logo na primeira hora que chegamos em Dublin fomos apresentados ao Vodafone. Eu precisei comprar um aparelho e para a Vivi bastou um chip novo.
            Tudo é muito prático, coloca 20,00 Euros liga para o número da Vodafone e feito!! Pelo que ficamos sabendo qualquer brasileiro tem um Vodafone, e ligação entre celulares da empresa é grátis, então, ligamos para qualquer coisa!!!
            Outra facilidade que a empresa proporciona é ligar para o Brasil, o valor do minuto é muito baixo (0,09 cents), ou seja, todos os dias estamos ligando para casa! O único fator que precisa ser analisado é que se deve colocar 20,00 Euros todos os meses para não perder a promoção.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Egali House

            Uma das coisas mais importantes ao se mudar para outro país é o local onde você se hospedará, nós optamos em passar o primeiro mês na Egali House.
            A primeira impressão não foi nada boa, nosso quarto é extremamente pequeno (pequeno mesmo), tivemos que improvisar muita coisa e quase não conseguimos ficar os dois juntos no quarto, pois fica muito apertado!!!
            O segundo grande problema que enfrentamos na chegada, foi à questão LIMPEZA, a apartamento estava muito sujo, dividimos os banheiros, um para as mulheres, outro para os homens. O banheiro masculino estava imundo, porém o Vinicius (nosso flatmate) se encarregou de dar um jeito e ficou brilhando.
            Hoje começamos a limpar a cozinha. O forno ficou por minha conta (não estávamos utilizando antes devido ao estado de sujeira), o mesmo aconteceu com o microondas (que a Vivi limpou) e a geladeira, que o Vinicius abraçou a causa!
            Mas com certeza há pontos positivos, com nossos flatmates estamos formando um grupo e todo mundo está pegando junto no primeiro momento. Outro fator positivo é a localização do prédio, que fica em Dublin 1, ou seja, perto de TUDO!
            Além disso, o serviço da Egali é ótimo, quando chegamos no aeroporto ligamos para o Vágner que logo nos mostrou como chegar na Egali House, sendo que o Jamil nos esperou na parada de ônibus, nos levou para comprar nossos chips ou Vodafones, nos mostrou o funcionamento da casa, nos levou a Escola de Inglês e amanhã teremos um walking tour, ou seja, um tratamento perfeito da Agência Egali.
            Eu recomendo ficar aqui, afinal em um intercâmbio é necessário ter flexibilidade e adaptação!!!



quinta-feira, 21 de julho de 2011

Comentários!

Este é um 'aviso de utilidade pública', diversas pessoas estavam nos informando que faziam comentários em nossos posts, porém o mesmo não era salvo, verificamos nosso blog e realizamos alguns testes, acreditamos que agora o problema esteja resolvido!

O único campo que precisa ser preenchido além do local para deixar o recado, é o campo 'comentar como', ali você pode marcar, NOME/URL, e colocar seu nome, ou como ANÔNIMO e informar o nome no local onde escreveu a mensagem...

Esperamos novos contatos!

Beijos e abraço,

Ramon e Vivi (quase na Irlanda)

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Procuração


Antes de viajar é importante deixar tudo acertado aqui no Brasil e algo que você não pode esquecer-se de fazer é uma procuração referente a transações bancárias.
Para fazer uma procuração pública com direito a transações bancárias é bem simples. Primeiro você deve escolher uma pessoa de confiança (neste caso escolhi meu pai), tirar uma cópia de um documento de identificação da pessoa e se dirigir ao cartório, explicar quais os direitos que você quer disponibilizar para a ela (sacar, depositar, solicitar cartões...), quais as instituições bancárias que você deseja liberar e pagar a taxa de R$ 33,00!
Pronto, tudo muito simples! Agora, caso você precise de algo como um novo cartão, um depósito do VTM... está tudo liberado!




quarta-feira, 1 de junho de 2011

Visa TravelMoney

Uma das grandes preocupações de uma viagem é o transporte do dinheiro. Qual a melhor forma de lavá-lo? Devo pensar na segurança ou na facilidade?

Por isto, hoje existe o Visa Travel Money ou, o querido VTM, que consegue reunir as palavras seguro e prático em um único cartão.

Nós, além de levarmos algum dinheiro em cash, estaremos também, com os nossos VTMs em mãos. Além de ser um serviço muito útil oferecido pela Visa, o TravelMoney Card também é muito fácil de ser adquirido.

Seguem algumas informações para que tiver interesse:

O Visa TravelMoney é um cartão pré-pago, recarregável, utilizado com senha e voltado para a realização de  compras (Rede Visa) e saques no exterior (Rede Visa Plus).
Aceito em 150 países e 27 milhões de estabelecimentos comerciais, ligados à rede Visa. Pode ser carregado em dólar ou Euro ou ser transacionado na moeda local do país de destino.
Fonte: http://www.cartaovtm.com.br/home.html

Nós solicitamos os nossos VTMs através do Banco do Brasil, na agência de Novo Hamburgo-RS

Como Fazer
Para adquirir o Ourocard Visa TravelMoney é necessário ter conta corrente e fechar o contrato de câmbio no BB. Inicialmente, o Ourocard Visa TravelMoney será comercializado apenas nas agências que realizam operações de câmbio. Posteriormente, algumas agências Estilo poderão comercializar o produto.

Para saber quais agências o Ourocard VTM pode ser adquirido, basta ligar para a Central de Atendimento BB:
4004 0001 (capitais e regiões metropolitanas)
0800 729 0001 (demais localidades)


Diferenciais
Entre os diferenciais do produto destacam-se a segurança, comodidade, modernidade, economia e praticidade. Sempre que necessário, o cartão pode ser recarregado nas mesmas agências onde pode ser adquirido ou à distância, pela Central de Atendimento BB. A consulta de saldo pode ser feita pela internet e nos terminais Visa Plus, no exterior.
 
Fonte: bb.com.br






quarta-feira, 18 de maio de 2011

Passaporte

          Ontem fomos a Porto Alegre retirar nossos passaportes, o processo para obtenção deste documento é muito simples:

           O primeiro passo é fazer a requisição no site da Polícia Federal: Http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte.
           Para isso, basta preencher um cadastro. Então esteja com os seguintes documentos em mãos:
  •  Identidade
  •  Passaporte brasileiro anterior
  •  Titulo de Eleitor
  •  Documento de serviço militar
  •  CPF
  • Certidão de casamento (para quem teve o nome alterado)
Após responder ao formulário, será gerada uma guia de pagamento, aproximadamente R$ 150,00. Depois de pago, é só realizar, no mesmo site,  o agendamento para solicitar o passaporte pessoalmente na Polícia Federal.

No dia agendado vá ao departamento e dê seu nome na portaria, eles te encaminharão ao guichê onde é realizado o processo e colhimento de digitais e tirada de fotografia (não se esqueça de levar seus documentos também, os mesmos necessários para o formulário na Internet mais o comprovante de voto na última eleição. Se seu RG estiver comprometido, pode levar outros documentos com fotos, como Carteira de Trabalho ou CNH). Menos de duas semanas depois seu passaporte estará pronto e deverá ser retirado pessoalmente no DPF.

Foi isso que fizemos ontem! Buscamos nossos passaportes e agora estamos praticamente prontos para embarcar!!


Nós com nossos passaportes

Encontro inusitado com Lasier Martins na saída do DPF

terça-feira, 10 de maio de 2011

Preparando a Farmacinha

Os preparativos para nossa viagem, como todos sabem, estão a mil e as listas com o que precisamos levar na bagagem estão cada vez maiores. E algo indispensável para quem vai ficar tanto tempo longe de casa, sem pai, mãe e a sopinha da vovó (sabe né?! Somos filhos únicos....) é uma farmacinha contendo remédios básico para a manutenção do nosso bem estar.

Aí vem a dúvida... Posso levar remédio para o exterior? E quais são importantes levar?

Para satisfazer a estas e outras questões relacionadas a medicamentos, realizamos várias pesquisas. E onde encontramos a melhor resposta e mais completa, foi no E-Dublin.

Segue reportagem:

Posso levar Remédio na mala pro exterior?
Sim, pode levar. Não tem problema algum, remédio é remédio e se você precisa deles tem todo o direito de levar com você.

Remédios comuns (sem necessidade de receita)
Este tipo de rémedio se refere aqueles de gripe, tosse, febre, dor de garganta, dor de cabeça e etc. São estes que usamos para nos auto-medicar.  Bom, não tem necessidade de trazer um estoque deste tipo aqui, já que são facilmente comprados em supermercados da Irlanda sem receita médica.
Neste caso, você deve trazer apenas uma “farmacinha” para emergências, pois quando chegamos em um país novo não sabemos direito onde encontrar as coisas, não dominamos o inglês e por ai vai. E com a mudança de clima é bem certo que muitos precisarão de primeiros socorros =)
Sugestões:
  • Dor de cabeça
  • Febre
  • Gripe
  • Pastilhas para garganta
  • Xarope Expectorante
  • Cólicas
  • Remédio para o fígado
  • Pomada para machucados/alergias
  • Colírio
  • band-aid
  • Descongestionante nasal
  • Antiinflamatório
  • Antiácido
  • Anticoncepcional
  • Camisinhas
Tragam apenas uma embalagem de cada produto que escolher, pois serão apenas para os primeiros dias.

Anticoncepcional:
Traga no mínimo 13 cartelas (12 cartelas não dá para 01 ano) e se você costuma tomar as pílulas continuamente (sem pausa para menstruar) então pode aumentar o número para 14 cartelas.

Remédios controlados, tarja preta, vermelha, etc…
Se você toma algum remédio controlado, peça ao seu médico uma receita prescrevendo a quantidade para todo o período da sua viagem. Melhor trazer a quantidade certa do que pedir para que te enviem pelo correio, pois pode demorar bem mais que o tempo programado para uma encomenda chegar do Brasil e isto pode te causar problemas de saúde. Melhor prevenir. Mantenha os remédios nas embalagens originais e coloque junto deles a receita médica

E se abrirem minha mala e perguntarem sobre este monte de remédios?
Simplesmente seja sincero(a) e diga que precisa tomá-los, mostre a receita médica e pode ter certeza que ninguém vai tira-los da sua mala.  Você não deve temer nada, pois são remédios legalizados e não uma droga ilícita.

Aproveitem os primeiros dias que geralmente são usados para exploração para fazer uma tarefa: ir um dia no supermercado Tesco e visitar a parte dos remédios. Olhem o que tem lá, leiam as embalagens e identifiquem os remédios. Pode parecer algo bobo ou um “programa” chato, mas pode ser muito útil numa hora de emergência.



segunda-feira, 9 de maio de 2011

O que você pode trazer na mala do exterior

Para quem está pensando em viajar ou está em viagem, novas regras quanto a bagagens de turistas começam a valer, segue abaixo texto retirado do site do IG com maiores informações: 


Viagens ao exterior normalmente significam malas e sacolas cheias. Afinal, difícil resistir ao video game, máquina fotográfica, laptop, roupas e maquiagens mais baratos. Mas é na hora de passar pela alfândega que vem a dúvida: posso ter meu produto retido ou terei que pagar imposto pelas compras? Dá para trazer sementes, geléias e chocolates importados? Minhas garrafas de vinho serão barradas?
Com a publicação das novas regras da Receita Federal para bagagens de turistas, que entram em vigor no dia 1º de outubro, essa confusão ficou ainda maior. Por isso, preparamos um infográfico para ajudá-lo na compreensão do que você pode trazer na mala - sem nenhuma surpresa na chegada ao aeroporto.

Entenda as novas regras de bagagem
A partir do dia 1º de outubro, passam a valer as novas normas do que os turistas podem trazer na bagagem do exterior. A Receita Federal alterou a lista dos produtos isentos de impostos na chegada ao Brasil e estabeleceu novos limites de quantidades de produtos importados. Vale lembrar que todo o viajante tem uma cota limite de gastos para não precisar pagar impostos, equivalente a US$ 500 (por via aérea) ou US$ 30
0 (por via terrestre, marítima ou fluvial).

Produtos eletrônicos
Com as novas regras, o turista que comprar no exterior produtos eletrônicos, como máquina fotográfica, telefone celular ou MP3, não precisará mais declará-los à Receita Federal ao retornar ao País. Esses itens passam a ser considerados bens de uso pessoal e não entram na cota limite de US$ 500 livres de impostos.
O benefício vale apenas para uma unidade de cada produto, que deve ser usado durante a viagem e estar fora da embalagem original. A medida, no entanto, não contempla filmadoras, notebooks e video games, que entram na cota de importação. O Ministério da Fazenda não liberou esses dois produtos, como forma de proteger o mercado nacional.

Roupas e cosméticos 
Além dos eletrônicos de uso pessoal, também não serão taxados roupas e acessórios, produtos de higiene e de limpeza, livros, revista e jornais. Apesar de não ter sido determinada uma quantidade máxima permitida desses itens, eles devem estar de acordo com o tempo e a duração da viagem. Por isso, se a mala tiver 15 calças jeans novas de uma viagem de dois dias, o agente poderá cobrar a taxa sobre o que exceder a cota de US$ 500.

Carrinhos de bebês e instrumentos musicais
Carrinho de bebê e cadeira de rodas serão enquadrados como objetos de uso pessoal, e ficarão isentos da cota de importação, se o bebê ou o cadeirante estiverem juntos na viagem. Instrumentos musicais estarão isentos de impostos se o músico puder confirmar que é um artista profissional.

Quantidades limitadas
Nas novas regras, o Fisco também colocou um limite de quantidade de produtos, que antes ficava a critério do fiscal da alfândega.  Alguns itens têm limite próprio: 12 litros de bebidas alcoólicas, 10 maços de cigarros, 25 charutos ou cigarrilhas e 250 gramas de fumo.
Para os demais objetos, a regra é 20 unidades de produtos novos com valor unitário acima de US$ 10, desde que não haja mais de três idênticos. Por exemplo, se tiverem quatro aparelhos novos de MP3, um deles será retido. Já para lembrancinhas e suvenires, pode-se trazer também 20 unidades de produto, sendo no máximo 10 iguais.

Fim da Declaração de Saída Temporária de Bens
As novas regras de importação acabaram com a declaração de saída temporária de bens. Essa medida é considerada como um excesso de burocracia pela Receita Federal. Com isso, para levar produtos importados, como notebooks e filmadoras, para fora do País, é preciso carregar a nota fiscal em mãos. Se você não tiver nenhum comprovante de compra, o melhor é deixar o aparelho em casa, para não correr o risco de ser taxado.

Declaração de Bagagem Acompanhada
Ao chegar ao Brasil, ainda a bordo, o visitante deve preencher uma Declaração de Bagagem Acompanhada (DBA). Se o visitante tiver adquirido produtos no exterior (não isentos de impostos) cujo valor total exceda a cota limite de US$ 500, ele é obrigado a marcar que possui bens sujeitos à tributação. No aeroporto, deverá pagar a taxa de importação de 50% sobre o excedente da cota.

Se acontecer de o viajante ter a mala fiscalizada por um agente da Receita Federal e sua DBA for falsa ou inexata, a multa prevista é de 50% sobre o valor do que foi comprado e, em alguns casos, o produto poderá ser retido. No caso de o turista trazer na bagagem produtos de origem animal ou vegetal que não são permitidos no Brasil, o produto é retido, sem aplicação de multa.