Mostrando postagens com marcador Entrevistas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Entrevistas. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Entrevista: Rita Michele Santos Cruz

Hoje estamos entrevistando a pessoa que nos recebeu na Egali House, a Rita Michele Santos Cruz, 23 anos, veio de Caxias do Sul.

Porque surgir o interesse em viajar para Irlanda?
Eu tinha o interesse em conhecer outra cultura, sendo que no Brasil gostava muito de ler livros de escritores irlandeses, isso aliado ao fato de ter uma amiga minha morando no país me motivou a viajar para cá!

O que você sabia sobre a Irlanda antes de vir para cá?
Como comentei, já conhecia seus escritores, tais como Oscar Wilde e Marian Keyes, além disso, filmes que mostravam o país já me chamavam a atenção!
Também sabia o básico, sobre o clima, frio e chuva, porém minha opinião mudou neste quesito, desde que estou aqui, achei o clima parecido com a região onde moro, me adaptei com facilidade!



Quando você chegou houveram alguns imprevistos com sua escola, o que aconteceu? Como foi solucionado?
            Estudei as duas primeiras semanas na Abbey College, porém um dia recebi uma mensagem avisando que a escola estava fechando, sem informar o motivo e que em breve seríamos encaminhados para outra instituição.
            Como optei em fazer meu intercâmbio pela Egali, a empresa solucionou o problema, depois de algum tempo fui encaminhada para um nova escola.

Onde você está estudando? Como avalia sua escola?
            Estudo na Eden College, tive muita sorte com a mudança de escola, acho que a atual tem um nível muito melhor, tenho dois professores, um Irlandês e outro Canadense. Além disso, há muitos estrangeiros, como venezuelanos (tanto quanto brasileiros), franceses e coreanos.
            Atualmente a escola está se mudando para um novo prédio, melhor localizado, acredito que isto beneficiará os estudantes, atraindo ainda mais pessoas interessadas em entrar na escola.

Você está trabalhando como au pair, por favor, poderia contar como está sendo esta experiência?
Estou em uma família de imigrantes do Sudão, porém tenho contato direto com a lingua inglesa, já que é a forma que nos comunicamos, isso tem ajudado bastante a desenvolver meu inglês.
            Antes de se trabalhar como au pair, é importante ter alguma indicação sobre a família, pois ali será seu trabalho e lar ao mesmo tempo, pode ser o lugar onde você vai passar a maior parte do intercâmbio, então é importante que seja um bom ambiente.
            Também acho que o trabalho de au pair deveria ser uma profissão regularizada, com alguém supervisionando, pois acabamos fazendo muito mais do serviço proposto, ajudando principalmente nas tarefas da casa.
            Sobre minha experiência, tenho enfrentado algumas dificuldades, principalmente na questão de obediência, pois como passaram muitas babás pela casa, a crianção não tem uma relação de confiança, dificultando bastante a convivência.

Ficamos sabendo que você foi no show da Katy Perry, como foi?!
Quando eu soube do show pela minha amiga Júlia, conseguimos somente um ingressos, isso me deixou muito triste, mas dois dias depois encontramos uma pessoa que estava vendendo, então compramos e convidamos minha amiga Amanda para ir junto, acabei comprando o ingresso mesmo sem saber se seria liberada do trabalho!
Quanto ao show, superou qualquer expectativa é impossível descrever!

O que você costuma fazer nas horas vagas? O que mais gosta em Dublin?
Costumo encontrar minhas amigas! Procuramos conhecer novos lugares nas redondezas de Dublin, além disso adoro ir ao Phoenix Park andar de Roller e reunir os amigos para almoços e jantares!


 De que maneira você acredita que o intercâmbio está mudando sua vida?
            Esta mudando muito, como vim sozinha, preciso tomar as decisões por mim mesmo, ter mais responsabilidade com dinheiro, ou seja, ser mais segura para lidar com a vida.

Quais são seus planos para o futuro? Pretende ficar aqui por quanto tempo?
            Vim com a intenção de voltar em fevereiro, mas como minhas aula vão até março, vou acabar voltanto somente em Maio, pois quero fazer um mochilão e se possível outro curso de inglês para melhorar ainda mais.

Por favor, poderia deixar uma dica para quem deseja realizar um intercâmbio?
            Quem tem interesse, deve viajar! Porém, antes é preciso pesquisar muito sobre o país, pois conheci pessoas que não sabiam muito e acabaram se decepcionando com a realidade.
            Acho que devemos aproveitar ao máximo as experiências de um intercâmbio, até mesmo as ruins, pois são formas de aprendizado.

            Também queria aproveitar para agradecer a minha família e amigos, pois são meu suporte aqui na Irlanda! 


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Interview/Entrevista: Elena Borisovna Khrabrostina

Today we will post our first ‘international interview’, we would like to introduce our friend and classmate Elena Borisovna Khrabrostina, 22 years old, come from Belgorod, Russia!

Elena, thanks for answer our questions, it is a pleasure share our time in Ireland with you.

Hoje vamos postar nossa primeira ‘entrevista internacional’, gostaríamos de apresentar nossa amiga e colega de aula Elena Borisovna Khrabrostina, 22 anos, de Belgorod, Rússia.

Elena, obrigado por responder nossas questões, é um prazer compartilhar nosso tempo na Irlanda com você.

We would like to know why did you decide to come to Ireland?
I decided to come to Ireland because of my boyfriend. He is Irish. That is why I chose Ireland as a destination place.

Nós gostaríamos de saber porque você decidiu vir para Irlanda?
Eu decidi vir para Irlanda por causa do meu namorado. Ele é Irlandês. Esse foi o motivo pelo qual eu decidi a Irlanda como destino.

It is easy to Russians get a visa to come to Ireland?
It wasn’t so easy but it’s not impossible. For me it took one and half month.

Há alguma dificuldade para Russos conseguirem o visto para vir para Irlanda?
Não foi muito fácil, mas não é impossível. Para mim levou um mês e meio.

What are your impressions about the country?
I really like this country because of the nature and scenery. I like Dublin and I feel that it’s such a nice and quiet city.
The food is also quite good too. 

Qual suas impressões sobre o país?
Eu gosto muito do país por causa da sua natureza e paisagem. Gosto de Dublin,  sinto que é uma cidade agradável e tranquila.  A comida também é muito boa. 

Why did you decide to study English? In which way is important to speak English in Russia?
My parents made me study English. When I grew up I understood that having a good knowledge of English will give you better career/job opportunities. 

Porque você decidiu estudar Inglês? De que forma é importante falar Inglês na Rússia?
Meus pais me fizeram estudar inglês. Quando cresci entendi que ter um bom conhecimento em Inglês proporciona uma melhor carreira/oportunidades de emprego.

We know that in Russia you have a different alphabet, what is the hardest thing to learn: speak, listen or write?
For me, writing is the hardest thing to learn. When I was younger I could speak and listen very well but writing was difficult for me. 

Nós sabemos que o alfabeto Russo é diferente, qual é a maior dificuldade para aprender inglês: falar, escutar ou escrever?
Para mim , escrever é mais difícil. Quando eu era menor, eu podia falar e escutar muito bem, porém escrever era difícil para mim.

What are the differences between Ireland and Russia?
Ireland is so small! The weather is also a bit warmer and there is a lot more rain. 

Quais são as diferenças entre Irlanda e Rússia?
A Irlanda é muito pequena. O clima é um pouco mais quente e chove muito mais.


We know that you have an Irish boyfriend, how did you meet him?
He was playing a gig in an Irish bar in my city in Russia and by accident he threw his drumstick into the crowd and it almost hit me. I went up to him afterwards to return the stick and we ended up talking for the rest of the night. 

Nós sabemos que você tem um namorado Irlandês, como você o conheceu?
Ele estava tocando em um bar Irlandês na minha cidade na Rússia, por acidente ele jogou a baqueta no meio do público e quase me acertou. Depois eu fui até ele devolver a baqueta e acabamos conversando pelo resto da noite.

Is it your first experience abroad?
No. I have been to Jordan, USA, Egypt, Israel, Hungary, Turkey, Ukraine and all across Russia. 

Esta é sua primeira experiência no exterior?
Não. Eu já estive na Jordânia, EUA, Egito, Israel, Hungria, Turquia, Ucrânia e em toda Rússia.

What was the hardest thing for you to adapt to in Ireland?

The hardest thing was for me to try and understand the Irish accent. 

Qual foi a maior dificuldade na adaptação na Irlanda?
A maior dificuldade para mim foi tentar entender o sotaque Irlandês.

What are your plans for the future? Stay here?
We will see
J 

Quais são seus planos para o futuro? Ficar aqui?
Veremos.

What do you know about Brazil? Would you like to visit?
I know that Russians have a free visa to Brazil for 3months. Yes I would like to visit and go to a Brazilian festival. 

O que você sabe sobre o Brasil? Gostaria de visitar?
Eu sei que Russos tem isenção de visto por 3 meses. Sim, eu gostaria de visitar e ir ao Carnaval Brasileiro. 

sábado, 5 de novembro de 2011

Entrevista: Caio Martello

             Continuando com a idéia de entrevistarmos pessoas que atualmente estão vivendo na Irlanda, estaremos entrevistando o Caio, 23 anos, veio do Rio de Janeiro e já se encontra na Irlanda há 10 meses:




- Você chegou ao país em janeiro, com temperaturas baixas, como foi essa experiência? 
Saí do Rio com 42 graus marcados no termômetro próximo ao aeroporto. Cheguei a Dublin com 8 negativo. São 50 graus de diferença, para um carioca não é fácil (risos).

- Qual a impressão que você tinha da Irlanda antes de vir? Mudou? 
Eu tinha a impressão de uma Irlanda bem mais rústica, com muito verde, ovelhas, cliffs e os famosos Pubs. Deparei-me com uma capital bem moderna, prédios de fachadas de vidro e luzes neon. Talvez se estivesse morando mais para o interior, estaria vivendo a realidade que imaginava.

- Como era seu nível de inglês quando chegou à Irlanda?
Meu nível de inglês não era zero, longe disso. Mas tinha grande dificuldade em me comunicar. Hoje ainda tenho, mas mais por eu ser tímido às vezes. Mas com os amigos que fiz aqui, estou sempre conversando em inglês, muitas vezes discutindo assuntos mais profundos, como política mundial, economia, negócios e sustentabilidade (alguns exemplos).

- Sabemos que a economia da Irlanda vem patinando, porém há melhoras, você nota alguma diferença do momento que chegou para a situação atual?
Essa é uma pergunta complexa. Acho que para quem vem com o intuito de estudar a Irlanda te espera de braços abertos. Mas se você pensa em juntar dinheiro, acho que não é um destino aconselhável. Digo que empregos não faltam, mas também não estão disponíveis em qualquer esquina como há 5 anos atrás.
A Irlanda viveu um grande crescimento econômico como nunca tinha visto em sua história, e teve dificuldades de administrar isso. Mas o país está se recuperando e mesmo em crise a realidade para se viver ainda é muito superior se compararmos a países de terceiro mundo.

- Como você conseguiu seu trabalho? Quais são suas atividades?
Consegui meu trabalho por surpresa. Um dia alguém me ligou para uma entrevista em um lugar que nunca havia deixado meu currículo. Acabei indo ao restaurante errado e fui contratado na hora.
Trabalho como auxiliar de cozinha,  não é um trabalho pesado. Ultimamente também tenho me virado fazendo pizzas e montando pratos.

- Muitas pessoas aproveitam que estão na Irlanda para visitar outros países, quais locais você já viajou? Qual país você gostou mais?
Viajei para poucos países aqui na Irlanda. Certa vez um amigo me disse que passamos muito tempo trabalhando e tentando juntar dinheiro, que esquecemos de nos divertir e o tempo passa depressa.

Viajei para Itália, França, Espanha, Inglaterra e Irlanda do Norte (linda por sinal). Londres é impressionante, toda a grandiosidade, enorme número de pessoas, a correria, e a mágica que envolve a realeza e toda sua história através dos séculos. A França tem seu requinte, sofisticação, beleza, as alamedas e a torre que é absolutamente impressionante. Gostei demais da Itália. Mas nenhuma delas se compara à Espanha, em especial Barcelona. Cidade maravilhosa. O clima, as pessoas, a música, a arquitetura, a cultura,  é realmente DEMAIS.

- Muitos dos seus amigos já voltaram para o Brasil, como é essa sensação, de ver pessoas voltando e continuar aqui? 
Quando os novos flatmates chegaram eu até brinquei que me sentia um aluno repetente, que via todos os amigos indo embora e os novos que chegavam repetindo todo um processo dos “novatos” aqui em Dublin.
Acho que por um lado é muito bom, pois a melhor coisa em viajar é conhecer pessoas, e viver com pessoas novas trouxe novos ares a casa.

- Quais os ensinamentos adquiridos na Irlanda que você levará para o Brasil? 
A Irlanda é para os fortes. Cresci muito como pessoa aqui na Irlanda, a maioria dos ensinamentos você só percebe quando volta ao seu país. Mas o amadurecimento pessoal é impressionante. É uma vida completamente diferente, num país diferente, com clima diferente, onde se é visto como diferente, e sozinho. É como ser posto no meio de uma selva para se salvar. Você acaba aprendendo demais.

- Quanto tempo você pretende passar na Irlanda? 
Vim para ficar 1 ano e pretendo cumprir. Agradeço demais à Irlanda e tudo o que ela me proporcionou.

- Quais são seus planos para o tempo restante? 
Tenho muito pouco tempo restando. Quero conhecer alguns países e voltar para casa.

- Se você pudesse dar um conselho para quem estiver interessado em vir para Irlanda, qual seria? 
Venha, mas se não gostar de frio, fuja para outro lugar (risos). Acho que a experiência de um intercâmbio deve ser vivida por todos.
Como li uma vez, uma frase de Pablo Neruda: o mundo é grande demais para se nascer e morrer no mesmo lugar.

domingo, 30 de outubro de 2011

Entrevista: Vinicius Razia da Rocha

Com a idéia de tornarmos nosso blog uma ferramenta com mais informações aos que estão interessados em fazer intercâmbio para Irlanda, estamos inaugurando uma nova categoria, a partir de agora estaremos entrevistando intercâmbistas, que dividirão neste espaço suas impressões sobre o país,  experiências e aprendizado, com o intuito de tornar ainda mais amplo nossa capacidade de surprir qualquer dúvida aos que nos leem.

Nosso primeiro entrevistado será o Vinicius Razia da Rocha, 22 anos, estudante de engenharia, que veio de Porto Alegre e atualmente divide apartamento conosco.



Vinicius, obrigado por ter aceito nossa proposta para ser o primeiro entrevistado, vamos as perguntas:

Quais os motivos que te levaram a vir para Irlanda?
O fato de aprender inglês, e a forma mais rápida é vivenciar a língua. A Irlanda é um dos cem países no mundo que que possuem a língua inglesa como língua nativa, entretanto posso trabalhar legalmente e estar situado na Europa, assim podendo viajar pelo Velho Continente. 

Qual seu emprego aqui na Irlanda?
Sou projetista CAD júnior de uma pequena empresa, terceirizada de várias multinacionais no ramo de Controle e Automação.          

Como você conseguiu a vaga?
Quando trabalhava ainda no Brasil mandei muitos e-mails para empresas de engenharia irlandesas, participei de um processo de seleção e consegui a vaga.

Quais são suas atividades relacionadas ao trabalho?
Sou projetista mecânico, trabalho atualmente em alguns projetos para empresas de escova de dentes, video games e remédios. Trabalho exclusivamente com projetos e retrofit de máquinas.

Qual escola de inglês que você está estudando? Qual sua opinião sobre a instituição?
Estudo na escola ISI, a escola é excelente, entretanto o número de colegas brasileiros atrapalha um pouco. Atualmente de uma turma de 14 somos 6 brasileiros.

Qual a maior dificuldade que você enfrentou aqui na Irlanda?
O maior problema que eu enfrento são as pessoas e a saudade da familia e namorada do Brasil. 

O que você mais gosta no país?
Os amigos que eu fiz, espero levá-los para minha vida.

O que você acredita que poderia ser diferente aqui?
Os serviços de transporte público, limpeza, serviços bancários e o povo poderia ser mais educado.

O que você levaria de bom da Irlanda para o Brasil?
O inglês e a honestidade das pessoas.

O que você traria de bom do Brasil para a Irlanda?
Com certeza a alegria e a comida. 

Se pudesse dar um conselho para quem está interessado em vir para Irlanda, qual seria?
Não pense que é fácil, mas venha porque vale a pena!