quinta-feira, 8 de setembro de 2011

"Sonho" do Tesco

            Durante as nossas andaças por Dublin, passando de mercado em mercado na busca por comidas baratas e boas, que pelo menos lembrassem as brasileiras, descobrimos o sonho do Tesco!!
            O Tesco, como já foi dito em outro post, é  uma rede muito grande supermarcados. Cada bairro de Dublin tem no mínimo um Tesco, mas alguns, como o centro, tem vários! Bom... Mas não é sobre o Tesco que vamos falar agora, o post de hoje é sobre o sonho que o Tesco fabrica e vende!


            Além de deliciosa, esta gostosura é super barata! 1 Euro o pacote com 5 unidades ou 1,50 por dois pacotes.
           Estes sonhos são bem parecido com os do Brasil, o recheio não é tão saboroso, mas a massinha é uma verdadeira delícia!
           Existem três opções de sabores:
           Baunilha


Chocolate


E o nosso favorito: Geleia de Goiaba!


            Estes monstrinhos são perigosos, pois é difícil parar de comê-los, por isso durante a semana passamos longe deles no mercado.
            Mas para quem estava feliz comendo frango dia e noite, esta novidade foi muito bem vinda. É difícil resistir!!!



terça-feira, 6 de setembro de 2011

Malahide Castle

            No último final de semana aproveitamos o domingo para reunir os amigos e fazer um passeio. O destino escolhido foi Malahide, uma praia bem próxima de Dublin. Fomos de Dart (trem), saímos por volta das 11h15 da Tara Station e após uma curta viagem chegamos em Malahide.
             A cidade é conhecida por abrigar o castelo mais antigo da República da Irlanda e foi este o foco do nosso passeio, principalmente porque o tempo não colaborou muito e não tivemos a oportunidade de conhecer a praia, mas com certeza valeu muito a pena!
             Chegando na Estação de Malahide é simples encontrar o castelo, principalmente porque a maioria das pessoas também está indo para lá e porque é realmente perto da estação.


Conhecendo o Castelo


            Malahide Castle não é muito grande, mas é o tamanho da sua história que impressiona: ele foi habitado por 790 anos (de 1185 à 1975) pela família Talbot.
            As terras onde o castelo está foram concedidas pelo Rei Henrique II da Inglaterra à um cavaleiro chamado Richard Talbot em 1174. O castelo ficou pronto em 1185, mas suas torres somente foram erguidas em  1765.
             A família Talbot sofreu diversas perdas trágicas em sua história, como a Batalha de Boyne, onde 14 membros foram mortos.
             O último herteiro homem do castelo, foi Sir Milo Talbot, Sétimo Barão de Malahide e, após sua morte, em 1973, passou tudo para o nome de sua irmã Rose. Em 1975 Rose vendeu o castelo para o governo Irlandês, o motivo foi os altos impostos que era obrigada a pagar.
            Hoje a família Talbot é apenas parte da história Irlandesa, todos seus integrantes já faleceram e não houve mais continuidade do sobrenome. Rose faleceu em 2009, com 93 anos e sem deixar herdeiros.



             A visita ao interior do castelo é paga: 6,50 Euros para estudantes e 7,50 Euros para não estudantes. Para quem gosta da parte histórica da Irlanda, é um investimento que vale a pena. A visita é emocionante, podemos entrar em todos os comodos do prédio enquanto o Audio Tuor (somente em inglês) vai nos guiando e contando a história da família Talbot. O mais interessante é que todos os móveis são originais, até mesmo a mobília que a família havia vendido ou trocado o governo recuperou, então podemos ver cadeiras, armários, quadros, tapetes, brinquedos que passaram durante 7 séculos pela família.
             As paredes do castelo estão repletas de quadros, também originais, que ilustram todos os integrantes da Talbot Family, bem como pessoas que foram importantes para eles, como amigos, escritores e médicos.
             A riqueza cultural, artística e histórica do local é de arrepiar, tudo impressiona, não só pela beleza, mas pela antiguidade e ótimo estado de conservação de todos os materiais. Entrar no castelo é fazer uma verdadeira viagem através dos séculos.







Brazão da Família Talbot


sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Despedida do André

             Um intercâmbio é capaz de despertar diversas emoções naqueles que se propõe a entrar de cabeça na história. As emoções são de todos os tipos, mas na maioria das vezes são muito boas. Na minha opinião, a melhor delas é a da amizade. Longe de casa e de tudo que conhecemos ficamos mais abertos ao novo e consequentemente à novos amigos. Aqui é extremamente fácil nos apegarmos muito às pessoas e estes novos amigos em poucos dias já fazem parte da nossa vida, como se nunca tivessemos vivido sem conhecê-los.
             Para nós, o André é uma dessas pessoas. O Cearense que chegou (voltou) de mansinho na Egali House, vindo de um mochilão e se preparando para voltar para o Brasil, conquistou todo mundo com o jeito bem humorado, calmo e divertido de levar a vida. Gaúcho honorário, parceiro de chimarrão, conversas boas, jantas e caminhadas. Foi uma amizade relâmpago, quando demos por conta, já estava na hora do André voltar para casa.
              O tchau nunca é fácil, é triste. Foi difícil no Brasil e será difícil aqui, todas às vezes que tivermos que dar tchau para uma amigo que está voltando, será um perda e, com certeza, no decorrer de um ano, serão várias que teremos que passar.
              Como disse no início do post, um intercâmbio é uma mar de emoções e assim como é ruim a despedida, também é bom o encontro... Se não tivessemos saído do Brasil, jamais teríamos conhecido o André e nem tantas outras pessoas importantes que já conhecemos neste pouco tempo que estamos aqui.
             André, boa sorte, sucesso e tudo de bom no teu retorno ao Brasil, sejas muito feliz, pois tu mereces! 
             Nos vemos no Ceara!!!!

André
Ramon, André e Vivi
André, Júlia, Vivi, Caio e Vinícius
Vinícius, André, Vivi e Júlia





quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Emprego

Alguns de vocês que estão acompanhando nosso blog, podem estar se perguntando: Mas o que eles fazem além de estarem estudando? pois a resposta é: PROCURANDO EMPREGO.
A REALIDADE infelizmente não é boa, se alguém pensa em vir para a Irlanda, venha com dinheiro sobrando, porque senão, volta mais cedo para casa, o índice de desemprego no país aumentou neste mês, nos deixando um pouco mais preocupados.
No Brasil já tínhamos nossos currículos montados, mas quando chegamos aqui, recebemos algumas dicas e então atualizamos, nosso segundo passo foi visitar o FAS, que é um serviço oferecido aos trabalhadores e que pode ser comparado ao SINE do Brasil, onde você tem direito de  imprimir gratuitamente 10 currículos diários, há três FAS na cidade, o que possibilita a impressão de pelo menos 30 currículos por dia.
Com os currículos em mãos, saímos pelas ruas de Dublin Center, principalmente na região do Temple Bar para distribuir em lojas, restaurantes e hotéis que colocavam avisos de vagas.
Depois de passar por toda a região do Temple Bar (que levou algum tempo), começamos a sair do centro e distribuir nas redondezas, além disso, nos focamos bastante nos envios de currículos pela internet, nos sites do FASJobs.ie e Gumtree.
Essa rotina já dura cerca de três semanas, para outros que estão por aqui já dura alguns meses, realmente é o grande problema dos brasileiros, mas aqueles que já estão empregos dizem que ‘quem procura acha’, estamos acreditando nessa filosofia!
A Vivi também se inscrescreveu no site de Au Pair, onde está aguardando algum contato, ou seja, estamos utilizando todas as possibilidades, acredito que caminhamos cerca de 3 a 4 horas pro dia atrás de alguma oportunidade,  certo dia levantamos às 6:00 da manhã para ir a um Hotel antes da aula, pois poderíamos conversar diretamente com a gerente.
Outro ponto importante aqui é a persistência, em certos lugares estamos largando currículos repetidamente a cada dois dias, dizem que isso conta muito!
Mas vamos as boas notícias! A Vivi já recebeu algumas ligações (dizem que para mulher é mais fácil), então estamos na esperança que algo vai se concretizar, enquanto isso continuamos na busca pelo emprego.
Analisando todo o cenário, digo que é importante ter um bom calçado, uma boa lábia e muita persistência, porque às vezes dá vontade de desistir, mas o sonho EUROPA é mais forte e já estavamos preparados para passar por isso. Então, se quiserem nos encontrar em Dublin, procure-nos pelas ruas, pois estaremos correndo atrás da máquina.