sexta-feira, 13 de abril de 2012

Readaptação

           Estamos em dívida com blog. Estávamos dispostos a atualizá-lo periodicamente, mesmo depois de voltar ao Brasil, mas não está fácil!
           É difícil para nós falarmos sobre Dublin e a Irlanda, assistirmos nossos vídeos, olharmos nossas fotos e ler as nossas histórias... Continuar escrevendo sobre tudo aquilo então, nem se fala... O lado bom do blog, é que toda a vez que o acessamos, podemos nos sentir pertinho das histórias que vivemos.
          Todos os blogs, sites e agências de intercâmbio, nos preparam para a ida, mas nunca para a volta. Já vi pessoas escreverem que se soubessem o quão difícil é a readaptação, jamais teriam ido morar fora, esse não é nosso caso, com certeza não concordamos com isso, mas estamos de acordo que é dureza! Claro que tem o lado impagável de rever a família e os amigos, sentir o sol forte e o sabor da comida de casa.
          Em novembro do ano passado, quando publicamos a entrevista do nosso amigo carioca Caio Martello aqui no blog, um amigo dele, o Marcus Motta, deixou uma mensagem linda nos comentários, falando sobre o que é intercâmbio e da dificuldade de se reacostumar com a vida de antes. Na época, adoramos a mensagem e agora, que estamos de volta, ela se tornou mais bonita ainda, então vamos repassá-la novamente aqui, acredito que seja uma mensagem muito válida a todos que querem viajar, já foram ou já voltaram.
Enjoy:
          "Uma experiência de intercâmbio é algo único. Recomendo a todas as pessoa que tiverem a oportunidade de meter as caras e ir em frente, não ficar com medo e não pensar nas coisas negativas porque o ganho que se tem é absurdo, tanto pessoal como profissional. Depois de fazer alguns intercâmbios o que eu posso dizer é que sua vida nunca mais será a mesma depois dessa experiência. Como já disse Albert Einstein uma vez "A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original", e ele estava certo quanto a isso.
           A única implicação negativa de um intercâmbio é o fato de você não conseguir mais se acostumar a viver só com uma única cultura. Se quando você estava no Brasil você estava feliz com tudo o que tinha, agora você pode ter a certeza que não será mais assim. O seu espírito aventureiro sempre estará a procura de novas e super interessantes experiências e voltar a rotina não é algo que você realmente irá querer. Muito bom nos primeiros meses de volta mas horrível nos meses que se seguirão. Acho que o que acaba por acontecer é você deixar de ser um cidadão do seu país natal e passar a ser um cidadão do mundo.
          Uma vez disse a uma amiga, um intercâmbio foi a melhor e a pior coisa que já fiz na minha vida, foi aonde tive os momentos de maior diversão e crescimento pessoal porém não consigo mais voltar a vida normal de rotina, mas é algo que eu acho que todo mundo deveria fazer. É muito fácil viver com algo que você não sabe como é e só imagina porém é muito difícil voltar a realidade quando você sabe o quão diferente a sua vida poderia ser.
" (Marcus Motta)





          "O mundo está nas mãos daqueles que tem a coragem de sonhar e de correr o risco de viver seus sonhos"


quinta-feira, 29 de março de 2012

Hostels - Parte II

           Continuando o post sobre hostels, vamos seguindo viagem, hoje começando por Viena!

Hostel: Wombats City Hostel
Cidade: Viena

         Sempre ao desembarcarmos nas cidades a serem visitadas, nosso primeiro passo era pedir um mapa, em Viena não foi diferente, porém ao pedirmos explicação sobre a localização do Wombats ficamos surpresos, pois o local era a 2 minutos de distância, diferente do que havíamos recebido de informações pelo site que reservamos.
         Ao fazermos o check-in fomos informados que na verdade, o Wombats conta com mais 2 hostels na cidade e que havíamos desembarcado no local errado. Pedimos para fazer a mudança (mesmo sem maiores informações sobre o local onde estávamos) de reseva e ficamos nossos dias em Viena hospedados lá mesmo.
           Para nós, a escolha foi acertada, pois o edifício era novo, a quarto (para 4 pessoas) era ótimo e como a estação de trem liga-se ao metrô, conhecer Viena foi mais prático!
          O Wombats dispões de internet Wi-fi grátis somente na recepção, o café da manhã precisa ser pago, no último dia optamos por comprá-lo, foi muito bom! Logo na entrada do hostel há placas com os principais pontos turísticos de Viena, ali você pode tirar boas idéias de roteiros!

Hostel: Vila Veselova
Cidade: Liubliana

         A capital da Eslovênia era uma incógnita total, porém assim como o passeio, o hostel também nos surpreendeu positivamente, porém temos opiniões um pouco distintas sobre o local, o Ramon achou um dos melhores lugares, a Viviana achou bom.
         O hostel fica cerca de 20 minutos da estação de trem, caminhar na neve não foi tarefa fácil, ao chegarmos o staff do hostel foi muito atencioso, oferecendo até mesmo café ou chá, os quartos eram ótimos, camas e ármarios grandes.
          O Vila Veselova oferece café da manhã incluso na reserva, porém é muito básico, com poucas opções. Na recepção você pode pegar um mapa e pedir informações, eles irão lhe indicar um ótimo restaurante de comida típica, vale a pena conferir.
          Os banheiros são muito limpos, porém compartilhados, o que pode gerar certo desconforto, além disso, outro ponto negativo é que o hostel não é 'chaveado' é tudo por senha, então qualquer pessoa sabendo a senha pode entrar, chegamos a tomar um susto por esse motivo!

Hostel: Hobo Bear
Cidade: Zagreb

          Depois de uma boa estadia em Liubliana, tivemos experiência contraria em Zagreb, com poucas informações sobre localização demoramos a chegar no Hobo Bear, aproximadamente 40 minutos (na neve e com mochilão o tempo é triplicado). Apesar do quarto ser razoavelmente bom, o mesmo não pode se dizer do banheiro, extremamente pequeno, gerando muito dificuldade para se tomar banho.
          O hostel oferece internet Wi-Fi nos quartos e conta com uma cozinha, porém comer na Croácia é barato, então é uma boa hora de aproveitar e conhecer os restaurantes locais. Há um supermercado próximo ao hostel, ali há boas opções do que levar para a continuação da sua viagem.
       O melhor do Hobo Bear, foram as pessoas que conhecemos, foi onde mais nos relacionamos com pessoas de outros locais, como Chile, Austrália e Holanda.
           Mas não indicamos o Hobo Bear.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Viajando de Trem na Europa

            Depois de duas semanas no Brasil, várias pessoas já vieram nos perguntar sobre como funciona a viagem de trem. Muitas pensam que pode ser confuso ou caro demais. Para tirar essas e outras dúvidas do pessoal, vamos agora explicar o mais detalhadamente possível como isso funciona.
            Primeira dica que nós podemos dar é: acesse o site http://www.eurail.com/home. Se fica mais fácil para você, selecione a opção "português", em seguida clique na aba Eurail Passes. A partir dai, você só precisa decidir quantos/quais países quer conhecer e quanto dinheiro quer investir.
            A Eurail oferece várias modalidades de passe (únicos, e pacotes para variados períodos de tempo). No nosso caso, optamos pelo Eurail Global Pass, que possíbilita viajar por 23 países da Europa no período de um mês. O valor deste passe é de 568 Euros ou 800 Dólares e com ele, fomos à 13 países.
            Utilizar o passe é muito símples e cômodo, já que não precisamos passar por filas de guichês nem se preocupar com gastos de passagem durante a viagem (já que a compra do passe é feita com certa antecedência), o que evita surpresas e possíveis preocupações. Mas deve-se tomar um cuidado, já que o Global Pass não dá garantia de acento no trem, você precisa estar atento, pois  em alguns trechos essa reserva se faz necessária (principalmente na alta temporada) e em outros é até obrigatória (como em trens noturnos ou de alta velocidade), mas não se preocupe, as informações sobre a reserva e os preços extras que devem ser pagos por ela, estão claramente especificados no verso mapa que acompanha a sua passagem. Esta reserva pode ser feita com antecedencia pela internet no site http://www.bahn.com ou um pouco antes do embarque, no mesmo local da compra de passagens na estação. O valor dificilmente ultrapassa 10,00 euros, a média é entre 3,00 e 4,00. Durante nosso um mês de viagem precisamos pagar reserva apenas duas vezes.
              Depois de decidir os lugares, os passes e comprar a passagem, é só esperar a viagem começar e se divertir! Além de muito confortável, a vigem de trem te proporciona uma vista integral de todas as cidades que passar e momentos inesquecíveis da sua viagem.
               Qualquer dúvida que tiverem sobre o assunto, é só entrar em contato conosco!



segunda-feira, 19 de março de 2012

Hostels - Parte I

         Estaremos escrevendo sobre os hostels que nos hospedamos durante o nosso mochilão, nem sempre utilizamos todos os serviços oferecidos pelo local, será descrito a nossa experiência e opinião pessoal:

Hostel: Alessandro Downtown Hostel 
Cidade: Roma

           O Alessandro Downtown não conta em uma boa posição do Hostelbookers, sua avaliação é  inferior a 80%, porém na nossa opinião, foi um dos melhores locais que nos hospedamos.
           Dividimos o quarto com mais 4 pessoas. O armário para guardar utensílios é grande e é preciso comprar um cadeado (no local custa 5,00 euros) para poder chavear o armário. Além disso, oferece internet Wi-fi no quarto e como cada andar conta com a própria rede, funciona com uma ótima velocidade. 
           Mulheres e homens utilizavam banheiros separados, acreditamos que eram limpos várias vezes por dia, pois geralmente estavam em bom estado.
           Para quem viaja de trem, como foi o nosso caso, a localização é ótima, cerca de 5 minutos caminhando da estação de trem Termini. Prático na hora de realizarmos nosso primeiro embarque, porém fica um pouco deslocado do centro de Roma, tendo a necessidade de utilizar o metrô para fazer turismo.
           Perto do Hostel há bons restaurantes, com preços acessíveis, além de um mercado, como o hostel NÃO oferece café da manhã incluso na diária (pode-se ter pagando uma taxa), ir ao mercado pode ser uma boa maneira de baratear os custos.

Hostel: San Geremia Rooms
Cidade: Veneza

          Escolher um hostel com preço acessível em Veneza não é tarefa muito fácil, optamos pelo San Geremia, onde ficamos em um quarto privado. Durante a viagem, um quarto privado é importante, pois você pode 'arrumar a casa', lavar parte de suas roupas sujas, ou refazer sua mochila.
         Este Hostel também conta com uma ótimo localização, cerca de 5 minutos da estação de trem de Veneza e como a cidade é relativamente pequena, pode-se fazer tudo caminhando.
         O San Geremia não oferece café da manhã, mas perto do prédio,há um ÓTIMO mercado, o nome é Billy, faça suas compras ali, tanto para o café da manhã quanto para as outras refeições, porém não deixe de comer em algum restaurante, pois a cidade é linda e vale o investimento.
         O Hostel conta com internet Wi-Fi nos quartos.
          É difícil fazer uma avaliação criteriosa sobre o local, pois com quarto privado, tudo fica melhor, então se os preços do quarto privado estiverem muito próximos ao quarto compartilhado, pense bem na hora de escolher, pois muitas vezes vale a pena paga um pouco mais.



Hostel: City Backpacker - Hostel Biber
Cidade: Zurique

          Nossa complicações já começaram antes mesmo de chegarmos ao hostel, foi muito difícil encontrarmos algo em Zurique, principalmente pelos altos preços das acomodações.
           Acreditamos que a proprietária do local era quem atendia, apesar de ser muito simpática e atensiosa, nossa experiência neste hostel foi horrível, talvez a pior.
          O horário de check-in da tarde era somente a  partir das 15:00,  tivemos que esperar e perdemos um precioso tempo, já que ficamos somente 1 dia em Zurique.
          Escolhemos um quarto divido com mais 2 pessoas, o local era muito apertado e o cheiro muito ruim, além disso o armário era pequeno, impossibilitando de guardamos nossas coisas, assim tivemos que colocar somente os itens mais importantes.
         O banheiro era muito sujo, impossível de se usar. A internet só funcionava no recepção, então todos os hóspedes ficavam ali tentando um sinal de conexão.
         Infelizmente é difícil encontrar algo positivo neste hostel além do staff, neste sentido ficamos felizes ao nos hospedarmos somente uma noite em Zurique.

Hostel: Meininger Hotel Munich City Center
Cidade: Munique

           Este hostel ou hotel talvez tenha sido maior que ficamos, o número de hóspedes era muito alto. O staff era muito bem preparado, a maioria falava inglês e espanhol, facilitando mais a comunicação. Mais uma vez, prezamos pela localização, cerca de 15 minutos da estação de trem, como Munique é uma cidade muito grande, a distância era razoável.
          O quartos eram 'apartamentos', foi a primeira vez que dividimos com um grande número de pessoas o mesmo local, 14 ao todo, a dica que podemos dar é procurar ficar com menos pessoas, acreditamos que assim o local geralmente é mais limpo.
          A recepção é muito confortável, sendo o único local onde funciona Wi-fi, pagando 4,00 euros é possível tomar um ótimo café da manhã (pagamos no último dia de hospedagem). Se tratando de culinária, na frente do hostel há um restaurante de comida típica, não vá embora de Munique antes de visitá-lo!!
         Tivemos problemas com os armários, não era possível cadear, então alugamos um armário menor na recepção para guardarmos os itens de valor, custou cerca de 5,00 euros.