sábado, 10 de setembro de 2011

Meios de Transporte - LUAS e DART

Conhecer Dublin e arredores se tornou muito mais fácil para nós depois que descobrimos como funcionam os dois meios transportes mais utilizados por aqui, LUAS e DART.
O LUAS,  que começou a operar em 2004, é um tipo de trem que cruza a cidade de Dublin, conta com duas linhas: verde e vermelha, que juntas passam por 54 estações atendendo mais de 70.000 passageiros diariamente.
Nosso apartamento fica muito perto da linha vermelha - parada Heuston St, então quando precisamos pegar o LUAS pagamos 1,50 Euros e vamos até a para Abbey St, e estamos no meio do centro!

O Dublin Area Rapid Transit, mais conhecido como DART, é o trem que trafega pela costa da baía de Dublin, Greystones e Wicklow, sendo que parte deste trajeto Dublin – Dún Laoghaire foi a primeiro ferrovia da Irlanda.
Já utilizamos o DART duas vezes, a primeira para visitar Bray e em nosso último passeio à Malahide, os preços das passagens são bons e o trem é de ótima qualidade.
Então, caso você estiver visitando Dublin e queira conhecer um pouquinho mais dos arredores, LUAS e DART serão  ótimas ferramentas para tornar sua visita mais fácil!!

4 comentários:

  1. Muito bom o post!

    Algumas curiosidades sobre o Luas e o Dart!

    O Luas é um tipo de trem que anda bem devagar. Você paga antes de entrar e apenas apresenta seu ticket em caso raros de fiscalização! Fui fiscalizado uma vez. Algumas pessoas andam sem pagar o Luas. A multa por andar sem o ticket é de 45euros. Muitos não pagam e tentam dar o nome errado e o endereço errado na hora da fiscalização. Pela frequência de fiscalização e pelos fiscais serem facilmente reconhecidos muitos preferem não pagar e tentar sair na hora da entrada de fiscais.

    Já o Dart ele têm alguns vagões diferentes uns mais modernos e outros mais antigos. E anda muito mais rápido que o Luas. O custo é muito barato.

    Abraços VinI!

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, pelo o que entendi, o Luas é mais indicado para trafegar dentro da cidade de Dublin e o Dart para ir a locais mais distantes? É isso mesmo? Estou indo a Dublin em março2012 e gostaria de tirar esta dúvida.

    Obrigada!
    Janaina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janaina,
      É isso mesmo!!
      Mas Dublin não é grande, pode fazer tudo a pé!
      Abraços,

      Excluir
    2. Obrigada pela rápida resposta! Um abraço pra vcs!

      Excluir

Deixe o seu recado para nós