segunda-feira, 2 de maio de 2016

Foz do Iguaçu - Segundo dia: Usina Hidrelétrica de Itaipu #TripFozMisiones

Depois da nossa experiência inesquecível no Parque das Aves, na manhã do nosso segundo dia em Foz do Iguaçu, decidimos conhecer a Usina Hidrelétrica de Itaipu. Então, depois de almoçarmos, seguimos nosso passeio para lá.


O Centro de Recepção de Visitantes da Usina fica, aproximadamente, 12km do centro de Foz. Alguns metros antes do acesso principal de Itaípu. Ali, você encontra estacionamento, bilheteria, lojas, atendimento ao público e é de onde partem todas as visitas à Usina.


Existem diversa opções de passeios, mas os mais populares são: a Visita Panorâmica (que nós, exceto o Alex, Fizemos) e o Circuito Especial (que o Alex fez)

Ambos os passeio iniciam com a exibição de um filme, de aproximadamente 20 minutos, sobre Itaipu. A Visita Panorâmica, segue de ônibus pelo Mirante do Vertedouro e inclui uma parada no Mirante Central, de onde se tem uma visão de quase toda a barragem. No Mirante Central há uma parada livre com banheiros e loja de conveniências, A visita continua no ônibus, passando pelos Condutos Forçados, e também  por cima da barragem, de onde se tem, de um lado, a vista do Rio Paraná e, do outro lado, do reservatório de 1.350 km² que abastece Itaipu.
A Visita Panorâmica dura aproximadamente 1h30min, custa R$31,00 e acontece todos os dias, das 8h às 16h30min, com saída a cada 30 minutos.

ônibus de passeio
Mirante do Vertedouro
Mirante do Vertedouro
Mirante Central
Barragem


Já o Circuito Especial, além de fazer a visita esterna, também leva os turistas para conheceram a parte interna da Usina. O passeio inclui a Sala de Comando Central, a galeria de turbinas, que estão em pleno trabalho, e as "catedrais" de concreto que formam a impressionante estrutura da hidrelétrica. O Circuito Especial dura aproximadamente 2h30min, custa R$74,00 e os passeios saem todo os dias às 8h, 8h30min, 10h, 10h30min, 13h30min, 14h, 15h30min e 16h.

Além da mega construção, realmente bastante imponente, a forma que a Usina foi formatada e a maneira de gestão é bastante peculiar, pois ela não é “totalmente” brasileira. Itaipu também é parte paraguaia. A energia produzida pela hidrelétrica supre 95% das necessidades do Paraguai e 20% do Brasil, sendo que parte do energia criada é vendida pelo Paraguai ao nosso país.

Infelizmente o calor pós-meio dia era muito intenso, o que dificultou um pouco o passeio, mas, aqueles que chegam a Foz do Iguaçu não podem ir embora sem dar uma passadinha em Itaipu, que, na nossa opinião é sinônimo de sucesso.


Um comentário:

Deixe o seu recado para nós