quarta-feira, 22 de junho de 2011

Vacinação e Dicas de Saúde

Dependendo de para onde se está indo, é preciso tomar alguns cuidados sobre os riscos de adoecer. Por isso, as informações e orientações referentes a saúde, necessárias para os viajantes e intercambistas, devem fazer parte do planejamento da viagem. Algumas medidas devem ser previstas com antecedência como, por exemplo, a vacina contra febre amarela que é obrigatória para o ingresso em grande parte dos países e deve ser tomada pelo menos dez dias antes da viagem.

A vacinação deve ser registrada no
Certificado Internacional de Vacinação que é emitido em qualquer um dos postos da Anvisa, em Portos, Aeroportos e fronteiras. 

Outras vacinas são recomendadas como medida de prevenção do viajante que se desloca para qualquer país, como a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a dT (difteria e tétano) e hepatite B.

Mais informações sobre vacinação, consulte o site da Anvisa.

Seguem agora, algumas curiosidades e dicas para manter-se o mais saudável possível durante uma viagem. Muitas delas já são velhas conhecidas, mas sempre vale relembrar:

1. Ouvido “Entupido” – Barotrauma do Ouvido Médio
Abrir e fechar a boca repetidamente durante o pouso e a decolagem. Aos menores, dê a chupeta ou a mamadeira. Bocejar, mascar chiclete ou engolir também ajuda a diminuir a dor.

2. Fuso horário – “Jet Lag”
O “jet lag” pode ser minimizado, evitando grandes refeições ou desidratação, limitando o consumo de álcool e cafeína durante o voo.

3. Enjoo – O Mal Estar do Movimento 
Fixe o olhar em um ponto específico. Há medicações adequadas para enjoo que podem ser tomadas preventivamente. Fale com seu médico.

4. Grandes Altitudes
No período de adaptação a nova altitude, evite a atividade física exagerada. Procure repousar sempre que o corpo pedir um pouco mais de moderação.

5. Temperaturas altas
Para evitar intermação, insolação e hipertermia, beba muito líquido (em média, um copo por hora), evite permanecer sob sol muito forte e refresque-se na água de hora em hora. Para evitar desidratação, beba muita água e, em casos mais agudos, tome soro. E nunca dispense chapéu e bloqueador solar.

6. Temperaturas baixas
Vista-se adequadamente. Procure pelas roupas especiais que preservam o calor corporal. Proteja, principalmente, as extremidades do corpo, use bloqueador solar, creme hidratante e óculos de sol. Não espere sentir sede para ingerir líquidos.

Para informações mais detalhadas, vale a pena visitar o site da Sanofi-Aventis, é realmente muito interessante para todos que estão se preparando para uma viagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu recado para nós