quinta-feira, 30 de junho de 2011

O Dasafio da Superação

Hoje, lendo a coluna do Professor Osvino Toillier no Jornal NH (Nº 11.367 – Pag 12), fiquei encantada com as palavras que li. O texto encaixou-se perfeitamente com o que estamos buscando neste momento de nossas vidas. Por isso, antes de qualquer comentário, irei compartilhá-lo com vocês:

O Desafio da Superação
“Não seja escravo do seu passado. Mergulhe em mares grandiosos, vá bem fundo e nade até bem longe, e voltará com respeito por si mesmo, com um novo vigor, com uma experiência a mais que explicará e superará a anterior.”
Esta fantástica reflexão é do poeta e ensaísta americano Ralph Wando Emerson, e nos confronta com o desafio de nos superarmos constantemente.
                 Somos permanentemente colocados diante de situações que nos exigem coragem e determinação de não nos apequenarmos diante da complexidade dos desafios que se interpõem entre nossos sonhos e a realidade.
A vida em síntese é isso: reunir forças e energias para os grandes embates da vida, que surgem quando menos se espera e nos colocam na contingência de protagonistas de nossa própria existência, retirando-nos da condição de espectadores, da zona de conforto, onde gostamos de viver.
A gente pode também decidir espontaneamente sair da zona de conforto e expor-se a novos desafios. Aliás, a plataforma da inovação gera  espírito inquieto, que não se conforma com a calmaria e a rotina, que nos leva todos os dias a fazer a mesma coisa.  
 O escritor Gustave Flaubert nos ensina que “os momentos mais esplêndidos da vida não são os chamados dias de êxito, mas sim aqueles dias em que, saindo do desânimo e do desespero, sentimos erguer-se dentro de nós um desafio: a vida e a promessa de futuras realizações.”
As pessoas mais procuradas hoje em dia são as que estão dispostas a novas aprendizagens permanentemente e que não se conformam com a rotina, mas se questionam se não é possível melhorar o processo, o nível de satisfação das pessoas, enfim, tornar a vida um espetáculo apaixonante a cada dia.
Não temos condições de interferir no amanhecer, mas sim em nosso espírito com que acolhemos cada novo dia, para que as melhores energias possam turbinar nossas atividades de cada dia.
 Professor Osvino Toillier - Escritor e Presidente do Sinepe/RS

Acredito que este texto não sirva somente aos nossos colegas intercambistas, tanto aos que se preparam para a viagem quanto aos que já estão em seu destino, mas também a todos aqueles que, assim como nós, estão diante de um desafio, que lutam pela auto superação ou que fogem da rotina e buscam pelo “algo novo”.
Então, fica a nossa dica do dia: Fuja da zona conforto e abra-se para as novidades. Conheça, aprenda e surpreenda-se. No fim, com certeza o saldo será positivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu recado para nós