segunda-feira, 23 de maio de 2011

"Política" na Irlanda

Ligados no que está ocorrendo na Irlanda, não podemos deixar passar em branco as visitas de dois líderes mundiais à ilha.
Segue matérias sobre a visita da Rainha Elizabeth e do presidente americano Barack Obama.

Rainha Elizabeth se despede da Irlanda em alto estilo

CORK, Irlanda (Reuters) - Uma grande multidão aplaudiu a rainha Elizabeth pela primeira vez em sua histórica visita à Irlanda, depois que a polícia reduziu a segurança, nesta sexta-feira, no dia final de uma missão de reaproximação considerada um sucesso.
Após uma chegada marcada por ameaça de bombas e um protesto de pessoas que se opõem ao domínio permanente da Irlanda do Norte pela Grã-Bretanha, a polícia relaxou a segurança para permitir que milhares de pessoas ficassem a poucos metros da monarca pela primeira vez.
A rainha respondeu com uma caminhada não programada para apertar as mãos de seus simpatizantes no centro de Cork, a segunda maior cidade da Irlanda. Mais tarde, ela embarcou no avião real, passando pela guarda de honra.
"Isso vai mostrar ao mundo que o passado é o passado", disse Pamela Hyland, de 41 anos, que trouxe seu filho de 9 anos para ver a rainha. "Levamos décadas para alcançar a paz e esta é a cereja no alto do bolo."
Organizadores deram um suspiro de alívio uma vez que a viagem de quatro dias ocorreu sem problemas. Foi a primeira visita de um monarca britânico à República da Irlanda desde a independência irlandesa, em 1921, e representava uma corda bamba diplomática.
Gestos ousados incluíram a rainha depositando uma coroa de flores para aqueles que morreram lutando contra a coroa britânica e a visita à cena de um massacre de 14 pessoas por forças britânicas. Em um discurso à nação, ela manifestou solidariedade para com aqueles que sofreram durante as várias décadas de conflito entre os vizinhos.
"Foi um sucesso impressionante", disse Diarmaid Ferriter, professor de história irlandesa moderna na University College, de Dublin. "Sabíamos o que iria acontecer com antecedência, mas não é até a hora que você vê que se percebe o poder do simbolismo. Afetou as pessoas de uma forma que deve tê-las surpreendido".





Obama chega à Irlanda para a primeira etapa de giro pela Europa

O país que recebeu a rainha da Inglaterra na última semana é, nesta segunda-feira (23), a primeira escala da visita do presidente americano Barack Obama em seu giro pela Europa.
O avião Air Force One de Obama pousou na capital Dublin às 9h32 locais (5h30, em Brasília). O presidente deve passar 24 horas no país, ocasião em que se encontrará com a presidente Mary McAleese e o primeiro-ministro Enda Kenny em Dublin.
Além disso, ele passará por Moneygall, o povoado de onde emigrou para os EUA um de seus antepassados, e pronunciar um discurso sobre as relações bilaterais, onde se espera que se refira à crise financeira da Irlanda
Segundo o jornal britânico The Guardian, Offaly foi enfeitada com bandeiras dos Estados Unidos antes da chegada de Obama – para que ele se sinta em casa - e ele irá visitar alguns de seus parentes distantes durante sua estada.
Viaja ao seu lado a primeira-dama, Michelle Obama. Ainda hoje, o casal vai voltar para Dublin, quando Obama fará um discurso para uma multidão de 25 mil pessoas no antigo Parlamento irlandês, no centro da cidade.
Nesta terça-feira (24), o giro europeu de seis dias continua com a viagem para Londres, a segunda etapa de sua viagem, para uma visita de Estado. Obama vai também a Deauville (França) para participar da cúpula do G8 (Grupo dos Oito) e concluirá o giro em Varsóvia, na Polônia, para conversas bilaterais com as autoridades.



FONTE: http://noticias.r7.com/internacional/noticias/obama-chega-a-irlanda-para-a-primeira-etapa-de-giro-pela-europa-20110523.html

Um comentário:

Deixe o seu recado para nós