quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Eleições para Presidente

Pouco gente sabe, acreditamos que até mesmo os Irlandeses, mas no dia 27 de Outubro haverá eleições para Presidente no país.
                Explicando um pouco como funciona a política no país, a Irlanda é uma democracia parlamentar, o poder legislativo é exercido pelo Parlamento, constituído pelo Presidente e duas câmaras: Câmara dos Deputados (166 membros) e Senado (60 membros), sendo que ainda há o Primeiro-Ministro (fonte: Wikipédia)
                De acordo com o Irlandeses que conversamos, o Presidente é uma figura sem muito poder, a maior parte das decisões cabem ao Primeiro-Ministro. A atual Presidente é a Sra. Mary McAleese, sendo ela  a segunda mulher da história a ser eleita, a primeira foi sua antecessora no poder, Sra. Mary Robinson que ficou no poder durante 7 anos.
                Aqui a política é bem diferente da Brasileira. O candidato eleito pode ficar no cargo durante 7 anos e ainda tem a opção de renová-los sem haver a obrigatoriedade de votação, ele somente precisa querer permanecer por mais 7 anos.
                A eleição tem somente 1 turno, aquele que vencer, independente do percentual é efetivado. Com 18 anos o cidadão Irlandês já PODE votar, sendo o voto não obrigatório. Outra curiosidade é que para se candidatar um dos requisitos é que o candidato seja maior de 35 anos.
                Nos últimos dias, começamos a notar banners publicitários nos postes de Dublin, foi só então que descobrimos que haverá eleição, então pedi para meu professor (Ramon), explicar o funcionamento de tudo.
                Ao todo 7 candidatos estão concorrendo a Presidência, são eles: Michael D, Sean Gallagher, Martin McGuinness, Mary Davis, Dana Rosemary Scallon, David Norris e Gay Mirchell.
                Ficamos surpresos pois no Brasil a publicidade é muito maior, aqui o banner custa 3,00 Euros e foi o único meio que vimos sendo utilizado, um dos candidados Sean Gallagher não quis fazer uso de banners, pois de acordo com sua idéia seria um desperdício de dinheiro, já que a economia do país vem com dificuldades. Meu professo comentou que os candidatos estão utilizando mídias sociais (Facebook, Twitter) para se promoverem.
                Outra curiosidade é que um dos candidados, o Sr. Martin McGuinness fez parte do IRA, sendo que esteve presente no domingo sangrento. McGuinness deixou o grupo em 1974 e começou a se dedicar a organizações que promovem paz.
                Ficamos sabendo que o candidato Michael D. é o líder nas pesquisas, mas não temos certeza absoluta, porém dia 28 de Outubro vamos informar quem foi o vencedor e com certeza explicar um pouco mais como ocorreu o processo.







2 comentários:

  1. Vou votar no véiote!

    :D

    Vini!

    IRA NA CABEÇA

    ResponderExcluir
  2. McGuinness é o cara!!!!!!!!!!

    Apesar de "não apitar nada", o tal do presidente dos "Leprechaun" deve se divertir á beça. Cara de que gosta de uma boa cerveja eles têm, he he he
    abraço

    ResponderExcluir

Deixe o seu recado para nós