sábado, 18 de fevereiro de 2012

Berlim - Parte I

21º dia de mochilão

       Chegamos ontem em Berlim, mas como já dia já havia acabado e estávamos cansados da viajem, não saimos para fazer turismo.
        Nossas atividades começaram hoje, por volta das 10h e 30min. Como Berlim é uma cidade muito grande e com muitas histórias para contar, decidimos fazer o Free Walking Tour, muito famoso aqui na cidade. O tour dura 3 horas e meia e é gratuito, porém o guia conta com a sua gorjeta (mais do que justa) no final do passeio.
        Como visitamos muitas coisas hoje e temos muito conteúdo para falar sobre cada uma, não vamos mostrar tudo hoje para não tornar o post cansativo.
       O passeio começa na praça Pariser Platz, onde está localizado o famoso Portão de Brandemburgo, símbolo da cidade. Em seu topo, a estátua representa a Deusa Grega Eurene, Deusa da Paz. Originalmente ela estava voltada para o lado oeste de Berlim, mas os soviéticos a inverteram e voltaram a sua face para o leste.



          Nesta mesma praça, além das embaixadas americana e francesa, também está localizado o Hotel Adlon, o mais caro de Berlim, podendo custar até 15.000 euros a diária. Este hotel ficou mais famoso quando o astro Michael Jackson pendurou seu filho pela sacada de um dos quartos.


          De lá, fomos para o Memorial aos Judeus Mortos na Europa. Esta obra foi projetada pelo arquiteto Peter Eisenman e consiste em 19.000m² cobertos por 2.711 blocos de concreto de 2,38m de comprimento por 0,95m de largura e com alturas variadas entre 0,2m e 4,8m. Os blocos são desenhados para produzir uma intranqüilidade, um clima de confusão e a escultura toda ajuda a representar um sistema supostamente ordenado e que perdeu o contato com a razão humana.



          Seguindo o tour, a parada seguinte foi um pouco inusitada, pois era um estacionamento de carros, porém, após ouvirmos a guia, descobrimos que na verdade, no subsolo daquela área, estava localizado o Führerbunker (Abrigo do Líder), onde Hitler passou as últimas semanas do regime nazista e cometeu suicídio. O Abrigo ficava à 5m de profundidade, possuia dois andares e contava com 30 salas, saídas de emergência e sistema de ventilação a prova de gases venenosos. Hoje em dia este abrigo está selado e há poucas coisas que lembram que um dia existiu, aliás, há apenas uma placa indicativa para turistas.


           O último ponto que comentaremos sobre o tour hoje é o Muro de Berlim, construído em 1961 e derrubado em 1989, ele dispensa qualquer explicação. A parte que permanece em pé, atualmente é intocável, já que no início, logo após a sua queda, centenas de turistas iam até lá para retirar pedaços e levar para casa como souvenir. Hoje o Muro de Berlim é apenas uma parede simbólica, porém toda Berlim ainda possui sua cicatriz, já que uma linha permanece traçada onde antes ele existiu.


Linha que representa o local onde antes passava o Muro
                                 

Um comentário:

  1. Muito interessante o tour que vocês fizeram. Vou aguardar os próximos comentários. Beijos dinda

    ResponderExcluir

Deixe o seu recado para nós