sábado, 11 de fevereiro de 2012

Budapeste - Parte I

14º dia de mochilão:

          Como comentamos no post anterior, ontem tiramos o dia para nos organizarmos e descansarmos, pois a última viagem de trem foi muito desgastante.
            Ontem passamos um pouco de trabalho para encontrar o hostel já que na estação de trem não havia centro de informações. Conseguimos um mapa no local onde trocamos nosso dinheiro, pegamos o metrô, que nos pareceu um pouco sucateado e finalmente chegamos ao nosso destino.
          Hoje acordamos bem cedo para conhecer Budapeste, capital da Hungria, localizada as margens do Rio Danúbio, foi fundada em 1873 com a fusão das cidades Buda e Peste. Nossa primeira parada foi na Ópera de Budaspeste, um prédio lindo, que serviu para nos mostrar o que podíamos esperar da cidade.




           Próxima a Ópera localiza-se a Basílica de São Estevão, sua construção começou em 1851 e somente foi concluída 54 anos depois, o local impressiona por sua beleza.


       
           Na capela, situada dentro da basílica, encontra-se a relíquia mais importante da cristandade húngara, a Santa Direita. Em 1083 ordenou-se que o corpo de São Estevão fosse desenterrado para o processo de beatificação, ao observarem as condições gerais do corpo, notaram que a mão direita se encontrava em perfeito estado de conservação. Prontamente a mão foi extraída para se tornar a relíquia mais importante da Basílica.




           Continuamos caminhando em direção ao Rio Danúbio até chegarmos na Ponte Széchenyi, entre os leões que decoram a construção pode-se aprecisar a vista da cidade, principalmente do Castelo de Buda, classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.



            Mesmo com a longa subida até o castelo, não há como desanimar, cheio de detalhes é possível tirar fotos de todos os ângulos e se obter imagens fantásticas!






          Ao lado do Castelo de Buda, aproveitamos para visitar a Igreja de São Matias, seu teto todo trabalho fez nos lembrar da Igreja de São Marcos na Croácia, é difícil dizer qual das duas é a mais bonita!




           Descemos em direção ao Parlamento Húngaro, o maior edifício do país e segundo maior Parlamento entre os países europeus, na sala central do prédio está guardada a coroa do primeiro rei hungáro, São Estevão. Estima-se que mil pessoas estiveram envolvidas na  construção do prédio, cujos alicerces se estimam em 40 milhões de tijolos, meio milhão de pedras preciosas e 40 kg de ouro!




           Pegamos o metrô e fomos visitar um dos ícones da cidade, a Praça dos Heróis, no seu centro fica o Memorial do Milênio, com estátuas dos líderes das 7 tribos que fundaram a Hungria, além de outras personalidades húngaras.






4 comentários:

  1. A capital da Hungria é muito bonita, pelo que apresenta este blog e as fotos que vi até agora. Bom passeio nos próximos dias. Dindinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Sim, Budapeste é com certeza um dos lugares mais bonitos que visitamos, principalmente o Parlamento, um prédio lindo.
      Beijos!!

      Excluir
  2. cada dia q passa fica melhor esse blog, parabéns e boa viagem...

    ResponderExcluir

Deixe o seu recado para nós